RTP2 estreia filme inspirado na biografia da pintora Maluda

Maluda, filme que a RTP2 irá estrear esta segunda-feira, dia 15 às 22h, é um trabalho protagonizado por Margarida Moreira e com realização de Jorge Paixão da Costa.

A pintora, nascida Maria de Lourdes Ribeiro em Goa, tornou-se num dos ícones máximos da arte com foco na paisagem urbana em Portugal, tendo muitos dos seus trabalhos sido amplamente popularizados através dos selos oficiais dos CTT na década de 1980. Também quebrou barreiras sociais nesses anos, tendo-se relacionado com a atriz Ana Zanatti e foi também essa coragem que levaria a argumentista de Maluda, Filipa Martins, a aceitar o desafio de escrever o argumento para o filme: “Era precisa muita audácia para assumir e viver uma relação apaixonada com a apresentadora e atriz Ana Zanatti [que tem uma pequena participação no filme como entrevistadora], já nessa época uma figura pública.” Com os rumores e os murmúrios escondidos nas costas de ambas, a escritora disse que “os quadros de Maluda começaram a vender menos.

A ação do filme passa-se nas décadas de 1970 e 1980, tendo a casa da pintora em Lisboa como ponto central. Segundo a RTP, “Maluda desenvolve-se em torno de uma entrevista concedida a uma jornalista, onde a pintora discorre sobre a sua vida e obra, levando-nos a conhecer várias situações passadas e ilustrando assim melhor a sua personalidade.” O pretexto para a conversa são precisamente os referidos selos que desenhou para os CTT e que acabariam por conquistar o Prémio Mundial para o Melhor Selo (1987 e 1989).

Falecida em 1999, Maluda recebeu ainda, entre outros, o Prémio Bordalo Pinheiro, da Casa da Imprensa, e Honraria Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

O trailer do filme pode ser assim visto:


Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer