O Casamento E A Homossexualidade

O Casamento,  como aqui já foi escrito, é uma união legal e emocional entre dois adultos. Idealmente não há casamentos que não sejam honestos, mas a verdade é que uma parte destes não o são. E desses, uma outra parte é a homossexualidade causa dessa desonestidade. São casamentos heterossexuais em que um dos elementos é homossexual sem o conhecimento, admitido ou não, do seu parceiro. Quando escrevo em desonestidade não digo que esta seja por culpa absoluta de quem mentiu ou omitiu a sua sexualidade. Há muitas sombras nestas situações. E facilmente se encontram casos onde há uma pressão enorme por parte da família para que aconteça o casamento e, quase sempre mais ou menos implícita, a procriação.

Ora,  há homens e mulheres que vivem uma vida miserável por causa disto. Vivem presos a uma ideia de família a eles imposta onde eles não se revêem. Para além de infelizes nessa sua condição, poderão procurar relações, mais ou menos passageiras, para apaziguar, mesmo que apenas por breves momentos, a sua natureza, o seu desejo,  a sua libido.

E então traem os seus esposos e esposas para sacearem as suas vontades, geralmente em segredo,  geralmente colocando-se em situações de perigo,  arriscando tudo apenas para viverem,  para sentirem na sua vida aquilo que realmente são, mesmo que isso implique quebrarem regras da sua consciência e, com isso,  viverem os restantes dias com o seu peso.

Também por isto foi importante a legalização do casamento entre todos os adultos porque, apesar de não terminar com a pressão da sociedade, ao menos dá a todos nós a possibilidade de viveremos uma vida mais plena e digna perante a lei. E esse pode ser um excelente primeiro passo para a afirmação pessoal e terminar assim a frustração que muitos vivem em silêncio.

One comment

  1. É verdade. Existem inúmeros e anónimos homossexuais (homens e mulheres) a viver uma mentira. Não que o casamento heterossexual que tenham não seja real ou até um bom projecto de vida. Mas a verdade é que ocultar a identidade dessa maneira é uma traição não só para quem esconde como para a família.
    A legalização do casamento para pessoas do mesmo género oferece uma oportunidade de ser casado, mas com alguém que amámos de forma plena e natural.

Deixa uma resposta