Sobre O Lobby Gay E Outras Fantochadas

É com alguma frequência que surge este palavrão nos meios de comunicação, Lobby Gay. Confesso que de início nem percebi exactamente a que se referiam as pessoas que nos seus comentários falavam dessa alegada organização que espalhava a sua influência e o seu dinheiro de forma a promover o estilo de vida gay (nem sei o que isso seja em concreto, ser-se gay é um estilo de vida, é isso?).

Nunca na vida senti que existisse esse tipo de organização secreta, não nos contornos que lhe querem dar e, então, creio que é fácil resumir o problema nesses argumentos: homofobia, a nossa velha arqui-rival. Para aqueles que conspiram sobre a existência de um Lobby Gay não lhes passa pela cabeça que há pessoas que defendem outras e estão dispostas, muitas vezes com sacrifício próprio, a lutar por uma causa de direitos humanos, pessoas essas que acreditam na igualdade dos cidadãos e que estas devem ser protegidas pela lei.

Não, na cabeça dessas pessoas, que insistem em ignorar por completo o que uma parcela da sociedade sofreu, sofre e sofrerá também por elas, inventam teorias de conspiração para denegrir uma luta, para distrair o público e desviar a atenção deste de problemas reais que acontecem diariamente em todo o mundo. É tão mais fácil culpabilizar uma sociedade secreta, desumanizada, do que apontar o dedo àqueles que lutam pela justiça social, pela integração de pessoas e famílias inteiras, por direitos que lhes são vedados pelo simples facto de o seu amor espelhar-se de uma forma diferente.

Tenho esperança que estas pessoas um dia acordem e vejam que todo o seu ódio, o seu medo é infundado, que o grande bicho papão que passaram a vida a lutar não existe se não na cabeça delas, que a consciência lhes pese e percebam de vez que somos pessoas, por inteiro. Quando esse dia surgir irei recebê-las de braços abertos porque mais vale tarde que nunca, porque acredito na mudança, sincera e desinteressada em não mais que o amor e o respeito pelo próximo. E, afinal de contas, hoje é sempre um bom dia para mudar. Para melhor.