Mapa Arco-Íris: A Europa E Os Direitos Humanos

A ILGA-Europe divulgou alguns dados em relação ao respeito que os países europeus têm pelos direitos humanos com foco nas pessoas LGBT:

O Mapa Arco-íris da Europa mostra a situação de cada país através de pontuação entre 0 e 100, estando em análise o ano de 2013.

Segundo a ILGA Europa, Portugal aparece em sexto lugar no conjunto dos 49 países, com uma percentagem de 67, subindo dos 65 alcançados em 2012 graças a políticas relativas à igualdade e não discriminação.

No topo desta lista aparece o Reino Unido, com 82, graças ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adopção plena, enquanto em último lugar está a Rússia, com apenas 6.

Especificamente em relação a Portugal, a ILGA Europa justifica a sexta posição com o facto de o país ter cumprido 27 requisitos dos 46 que o organismo define e que divide em cinco grupos: Igualdade e Não Discriminação, Família, Discurso/Crimes de ódio, Reconhecimento legal de género, Liberdade de manifestação, associação ou expressão, e asilo.

A ILGA Europa refere também que 2013 foi um ano de contrastes para as pessoas LGBT europeias porque se, por um lado, houve países que continuaram a evoluir positivamente, outros houve onde surgiram novas formas de criminalização e de restrição dos direitos destas pessoas.

Fonte: ILGA-Portugal.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Exit mobile version
%%footer%%