Projecto Porto Arco-Íris

O Porto Arco-Íris, projecto que se iniciou há três anos e teve conclusão no mês passado, foca-se na ajuda à população da cidade do Porto e arredores. Leiam as suas palavras:

O Porto Arco-Íris é uma iniciativa promovida pela Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay. Bissexual e Transgénero, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que trabalha desde 1995 em prol da integração e defesa dos direitos das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgénero). Trata-se de um projeto sediado na cidade do Porto que obteve suporte financeiro do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), através do Programa Operacional Potencial Humano.

A sua missão consiste em responder à necessidade de intervenção no combate à discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género na região norte do país, através da realização de um conjunto de ações de sensibilização e atividades de cariz cultural e formativo, dirigidas à população em geral mas também a públicos específicos (por exemplo: escolas, instituições particulares, técnicos de saúde, forças de segurança, profissionais de várias áreas, etc). Para além da angariação e formação de um corpo de voluntári@s, verdadeiro motor do trabalho a desenvolver, pretende-se também gerar uma rede de parcerias que permita desenvolver colaborações futuras e uma intervenção eficaz e alargada a toda a comunidade.

ATIVIDADES:
– angariação e formação de voluntári@s
– participação em colóquios, conferências e workshops
– ações de disseminação em parceria com outras entidades
– organização de ciclos de cinema de temática LGBT
– organização de feiras do livro de temática LGBT
– distribuição de livros de temática LGBT por bibliotecas municipais e escolares
– concurso para a publicação um livro infantil
– promoção de exposições sobre direitos humanos LGBT
– colaboração com estudos académicos
– resposta a pedidos de apoio e informação
– formação em áreas profissionais específicas (saúde, segurança, educação, etc)

Poderão aceder a toda a informação aqui e ver o vídeo promocional abaixo:

Deixa uma resposta