Novela “Sol De Inverno” E A Lei Da Co-Adopção Em Portugal

O tema da co-adopção em Portugal continua um tema quente e por se resolver, estando um dos membros do casal impedido de co-adoptar, ao lado do progenitor, a criança que faz parte da sua família. Podem ler sobre este tema aqui.

Ora, na telenovela da SIC, Sol de Inverno, através da família composta pelos pais Nuno e Simão e a filha Camila (adoptada pelo primeiro), é retratado um exemplo perfeito que explica de forma muito óbvia o problema da lei que ainda existe em Portugal: sem uma lei a proteger a família esta facilmente se coloca numa situação de vulnerabilidade que pode acabar por destrui-la.

No caso da telenovela mencionada, o pai adoptivo por lei da pequena Camila é assassinado num caso de ódio homofóbico e, não bastasse isso, a criança é impedida de ficar com o companheiro – e pai adoptivo desde o início, mesmo que não na lei – e vai viver com os avós, ficando assim sujeito à boa-vontade dos mesmos para poder ver a criança que ajudou a criar, não tendo qualquer direito de paternidade sobre a ela.

Esperemos que, com a ajuda desta história em pleno horário nobre, o problema destas famílias fique bem explícito à população portuguesa e que seja relançado em breve a discussão da co-adopção em Portugal e, de uma vez por todas, resolvido.

Fonte.

Deixa uma resposta