The Invisibles, Um Projecto Sobre A Vida Gay Entre-Guerras

The Invisibles é um projecto duplo do francês Sébastien Lifshitz constituído por um livro de fotografias e um documentário em que são apresentadas pessoas que viveram no tempo entre-guerras, uma altura em que ser-se homossexual era considerado uma doença em todo o mundo, em que assumir-se em público provocava ódios e colocava pessoas em perigo em plenos Estados Unidos da América e Europa Ocidental. Eram tempos, não completamente, mas um pouco diferentes.

enhanced-buzz-wide-24146-1403631396-53As fotografias que Lifshitz recolheu são todas originárias de vendas de garagem e de mercados de rua e mostram uma realidade que existia em paralelo com toda a pressão e todos os crimes que eram cometidos aos homossexuais em todo o mundo. As fotografias mostram casais em momentos íntimos, assumidamente apaixonados, sem se preocuparem com o mundo lá fora.

033-invisiblesSão pessoas orgulhosas do que são, numa altura em que não havia qualquer segurança legal e social. Como se pode ler na capa do documentário que entrevistou estas pessoas, é a celebração de pessoas que viveram e continuam a viver a sua vida corajosa e plenamente. Fica o trailer:

Fonte 1 e Fonte 2.

Nota: Obrigado à Telma pela partilha! 🙂