Livros Infantis E A Questão LGBT

books6_5159_635x

Umas das melhores ferramentas para se conhecer uma realidade, seja ela LGBT seja outra qualquer, é a exposição. Quantos monstros de sete cabeças desaparecem no instante em que alguém conhece um exemplo real e, assim, se apercebe que nada era tão complicado como, por desconhecimento, poderia imaginar?  É também por isto que quanto mais cedo alguém se familiarizar com a sociedade, as pessoas e a sua variedade, menos confusão lhe fará no futuro. Também porque os livros são uma das melhores ferramentas pedagógicas que os pais, familiares e professores podem dar a uma criança, escreveram-se livros onde é apresentada a realidade LGBT. Estes livros, ao abordarem a temática às crianças da mesma forma como se explora tantos outros temas, com a mesma naturalidade de forma a elas compreenderem desde cedo que é apenas mais uma faceta de normalidade, tornam-se extremamente importantes para o desenvolvimento social da criança que os lê. Alguns exemplos:

Em cima está a capa do livro infantil Las Cosas Que Le Gustan A Fran, nele Carlota, a criança protagonista, fala da sua mãe e do seu suposto namorado, Fran. Trata-se de uma história cheia de poesia e humor, que mostra como os valores, os gostos pressupostos inicialmente permanecem válidos quando por fim se descobre que Fran é diminutivo de Francisca. Livro escrito por Berta Piñan e ilustrado por Antonia Santolaya.

books4_5441_635x

La Princesa Li é um livro que conta a história do Rei Wan Tan que pretende casar a sua filha, a Princesa Li, com um jovem da corte. Mas a princesa na realidade ama uma rapariga de uma terra distante. É uma fábula sobre a igualdade disfarçada de conto tradicional, contada em duas línguas, Castelhano e Inglês, é uma narração do amor onde a condição dos seus protagonistas supera a tradição.

books5_3788_635xEl Vestido De Mamá, começa com o pensamento Quando eu uso o vestido da minha mãe observo-me em todos os espelhos da casa. Faço caretas e falo como se fosse outra pessoa. É muito engraçado! É este o ponto de partida da história criada pelo artista plástico uruguaio Dani Umpi. É uma interessante reflexão sobre como alguém apresenta os seus gostos aos outros, como enfrenta a rejeição e como vai aprender sobre si mesmo.

Em Portugal não há ainda grande oferta de livros infantis que abordem o tema LGBT mas há uns anos a ILGA lançou dois livros semelhantes aos aqui apresentados, De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? São livros cujas histórias e respectivas ilustrações retratam, de uma forma simples, a diversidade afectivo-sexual, promovendo assim a igualdade, o respeito pela diversidade e a convivência cidadã desde a infância. São livros inclusivos, para todas as famílias – esta edição é afinal mais um passo na nossa luta pelo direito à indiferença.

capas_livros_infantisEstes dois livros estão à venda na Livraria Barata e no Centro LGBT por €10, poderão ler o artigo do Jornal Público sobre a edição dos mesmos aqui (pdf).

Nota Extra:

Foi-nos partilhado por um leitor do blogue a seguinte informação sobre mais um livro infantil nacional que toca a temática LGBT:

Também existe o maravilhoso e terno “Primeiro cresci no coração”, o livro que ganhou o concurso de livros infantis e editado pela ILGA Portugal (pode ser adquirido mediante um donativo no Centro LGBT, na Rua dos Fanqueiros, 40) e há mais ideias aqui.

primeiro cresci no coraçãoObrigado pela partilha!

Fonte.

Nota: O Nuno foi, mais uma vez, um editor e uma ajuda <3 .

Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

2 comentários

Deixa uma resposta