Tieta E A Homossexualidade

tieta

Tieta, uma popular telenovela brasileira baseada no livro de Jorge Amado e com Betty Faria como protagonista, tratava assim, em pleno ano de 1989 e em horário nobre, o tema da homossexualidade:

Passados 25 anos, quantos outros projectos televisivos, que alcançam o grande público, focam o tema de uma forma tão clara e com tanta paixão? São exemplos destes que podem educar as pessoas, dar-lhes a ver o quão simples pode ser o Amor.

Fonte.


5 comentários

  1. Confesso que fiquei espantado com essa cena de Tiêta, um discurso sensível e de vanguarda sobre um personagem transexual em 1989. Hoje as novelas brasileiras abordam a temática LGBT de maneira tímida, por vezes rasa e quase sempre caricata. Eu tenho duas décadas de vida, e me daparar com isso me faz pensar que talvez. as sociedades ondas progressistas intercalada por onda conservadora, já que nos dias de hoje um beijo gay é um afã.

    1. É realmente notável como em 1989 numa das telenovelas de maior sucesso de sempre e em pleno horário nobre se conseguia falar tão abertamente de um tema que ainda hoje incomoda tanta gente. Venham mais cenas destas! =)

    1. Memórias da minha infância. Na altura não tinha consciência do impacto, mas até quero acreditar que possa ter sido uma pequena influência na criança que fui (tão bonito hehe)

Deixa uma resposta