‘Transparent’: Uma Série Familiar

Transparent é uma série norte-americana da autoria de Jill Soloway, estreada em Setembro passado e que conta a história da família Pfefferman. O que separa esta série de tantas outras é que o ponto de partida é dado pela figura paternal, Mort, que se assume como transexual e acolhe o nome Maura.

Esta não é a única história da série, há muito mais para além dela, mas a verdade é que todos – os três filhos, a ex-mulher e as novas amigas – se enrolam em torno da figura de Maura. Ela é brilhantemente interpretada por Jeffrey Tambor e ele confere-lhe uma humanidade nem sempre vista neste tipo de papéis.

São tratados assuntos e problemas que Maura descobre à medida que se vai assumindo à família e aos que a rodeiam mas a série nunca chega a ser política. Na realidade, é esse o brilhantismo de Transparent, os problemas de Maura podem ser distintos dos da maioria da população, mas as emoções – dela e dos restantes – são universais. É esse o ponto de união com a história, todos rimos e choramos com Maura.

75

Na história é abordada a forma como se pode comunicar a mudança a crianças, neste caso os netos de Maura; vemos a sua primeira e determinante ida a uma casa-de-banho pública feminina; presenciamos a reação de várias pessoas, próximas e afastadas e, no entanto, tudo aquilo é palpável, tudo aquilo é nosso. E se Transparent acaba inevitavelmente por ter uma componente social, a história nunca a deixa seguir o caminho fácil. Não há nela personagens perfeitas, são pessoas confrontadas com situações de mudança e se questionam, nem sempre acertando, sobre a melhor forma de com elas lidar.

A série irá igualmente ter como argumentista para a segunda temporada, a estrear em Fevereiro, Our Lady J, uma artista transexual que se tem destacado como pianista em várias companhias de bailado, bem como na música pop, colaborando com artistas destacados como Sia Furler, Scissor Sisters ou Lady Gaga.

Com duas nomeações para os Globos De Ouro (melhor actor em série de comédia ou musical para Jeffrey; melhor série de comédia ou musical), resta conhecerem o resto da família Pfefferman e os seus amigos no trailer abaixo:

Nota: Obrigado ao nosso leitor Miguel pela dica.

Fontes 1, 2 e 3.