Vídeos: O Projecto De Adopção Na Assembleia Da República Hoje

Esta tarde foram discutidas na Assembleia da República as propostas dos partidos Bloco de Esquerda, PS, PCP e Os Verdes sobre o acesso à adopção plena por casais do mesmo sexo. Poderão ler um resumo desta sessão no Dezanove.

Aconselho também a leitura integral do artigo, escrito pelo André Nóbrega [nosso colega de discussões] n’O Irrevogável, onde é explicado, sem meias palavras, por que são inqualificáveis as intervenções de Teresa Anjinho, pelo CDS, e de Luís Montenegro, pelo PSD. A primeira, podemos ler no artigo, para além da manobra habitual de acusar os proponentes de estarem preocupados com os direitos dos homossexuais e não com as crianças, ainda atira para o ar uma suposta enorme controvérsia neste tema que deve impedir a aprovação desta proposta.

Ora, como já aqui explicámos, não há qualquer controvérsia científica quanto ao assunto e a única intenção daquelas palavras é criar ruído a uma discussão que se deseja tão clara como os vários estudos que têm sido lançados nas últimas décadas sobre a questão da adopção.

Como conclui o André, é a nossa lei que está errada, porque não há qualquer sustentação para eliminar casais homossexuais a priori do processo de adopção. É a nossa lei que está contra o superior interesse da criança, ao impedir potenciais adopções. (link)

A votação será na tarde de Quinta-Feira e aqui ficam os seus discursos:

  • Bloco De Esquerda

  • Partido Socialista

  • Partido Comunista Português

Nota: Não encontrei os vídeos dos discursos do PSD, CDS e Os Verdes, actualizarei o tópico quando os encontrar. Até lá, poderão ver a peça da SIC Notícias aqui com um apanhado de todos os discursos (obrigado, Filipe!).

6 comentários

  1. Tanto as intervenções do PSD como do CDS foram despropositadas e mesquinhas, ainda para mais sendo estes os partidos legitimados pelo povo português para garantir o seu bem-estar e bom governo. Fiquei especialmente desiludido com a intervenção de Luís Montenegro, que não foi de encontro ao sentimento de um largo setor do PSD, no qual me incluo.

    1. Foi realmente triste ver aqueles discursos dos partidos da maioria, lançando ruído sobre a discussão e fugindo ao debate. Foi uma falta de respeito para com a discussão democrática. Enfim, amanhã será a votação, não tenho grandes esperanças mas pode ser que haja alguma surpresa 🙂

      1. Eu não tenho tanta fé, mas o progresso algum dia virá! Quem legitima o casamento homossexual e depois se recusa a reconhecer a família homoafetiva, ou é mentalmente desprovido, ou está a fazer jogos políticos. Eu quero acreditar, sinceramente, que o caso é o primeiro, que assim ainda se pode alegar insanidade e correr com eles! 😛

      2. Certo, será precisa uma epifania na cabeça daqueles deputados que se recusam a tornar a sociedade, famílias incluídas, mais protegida e livre. Que venha ela o quanto antes! hehe

Deixa uma resposta