Discriminação Nas Escolas, Projecto #QuebraOSilêncio

A Rede Ex Aequo está a lançar o projecto #QuebraOSilêncio, onde são denunciados casos de discriminação e homofobia direcionada aos jovens estudantes LGBTI nas respectivas escolas, quer por colegas seus ou por funcionários da mesma. O primeiro vídeo da campanha de educação e sensibilização é este:

Da página do Youtube: Denuncia casos de bullying homofóbico e transfóbico em http://www.rea.pt/denuncia.

Cátia Figueiredo, da associação, disse ao Dezanove que está na hora de dar visibilidade aos casos de discriminação que estão a acontecer neste momento nas escolas, espaços que deveriam primar pela segurança e inclusão de qualquer jovem. Assim, reunimos uma série de voluntários que mostram uma série de insultos que foram ouvidos, sentidos e interiorizados por jovens nos mais diversos distritos e ao longo de diferentes níveis académicos. Algumas dessas frases estão publicadas em relatórios do Observatório de Educação. Esperamos com esta campanha dar voz aos jovens, empoderá-los e quebrar o silêncio.

rede ex aequo quebra o silencio 2

Esta campanha agora lançada faz parte do projecto da associação Observatório de Educação, onde a Rede Ex Aequo deseja dar voz e reportar todas as situações de discriminação, de qualquer cariz, respeitantes ao tema da orientação sexual e identidade de género que tenham ocorrido nos estabelecimentos de ensino em Portugal.

Importa então dar visibilidade a estes casos e o contributo das vítimas e testemunhas é essencial. A associação disponibiliza um formulário anónimo para que estes casos possam ser facilmente denunciados, poderão ter acesso ao mesmo aqui. Poderão também aceder a mais informação, nomeadamente ler os vários relatórios do projecto, aqui. Denunciem!

rede ex aequo quebra o silencio 1Fontes: Artigo do Dezanove e Facebook da Rede Ex Aequo.

8 comentários

  1. Boa tarde, quando os professores discriminam os alunos, porque há escolas elitistas, gostava de saber o que posso fazer-legalmente. Apresentar formalmente queixa a alguém que saiba e consiga orientar-me. Obrigada.

    1. Boa noite, Maria!

      Recomendamos que entre em contacto com a rede ex aequo ( rea.pt ) para poder receber o apoio e conselhos legais devidos. Obrigado pela sua visita e boa sorte! 🙂

Deixa uma resposta