“I Want To Break Free”, O Vídeo

Há vídeos que conseguem elevar as canções que os acompanham a um patamar iconográfico e intemporal. Este é um desses exemplo, I Want To Break Free, dos britânicos Queen, foi lançado em 1984 e desde logo causou polémica, especialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos da América onde foi banido pela MTV e por outros canais. A razão? Toda a banda em drag, parodiando a novela, ainda hoje em transmissão, Coronation Street.

Roger Taylor, baterista da banda, explicou na altura:

Tínhamos feito alguns vídeos muito sérios e épicos no passado, e pensávamos que poderíamos ter apenas um pouco de diversão desta vez. Queríamos que as pessoas soubessem que nós não nos levamos demasiado a sério, que conseguimos rirmo-nos de nós mesmos. Acho que o provámos.

Apesar de toda a polémica do vídeo, com a sua descontrução bem humorada de preconceitos, a canção tornou-se um hino em muitos países do mundo oprimidos politica e socialmente, ganhou também a crítica dos fãs e foi um sucesso global para a banda, fazendo assim jus ao seu refrão universal “Quero libertar-me!

Vejam (ou revejam) o vídeo:

Fonte: Queenpedia.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%