Isabel Moreira Contra O Silêncio Imposto A Pessoas Trans

Isabel Moreira, a deputada do Partido Socialista que tem vindo a mostrar o seu interesse e apoio à defesa dos direitos das pessoas LGBT, escreveu hoje no Maria Capaz o texto Transexuais – Gente Silenciada. Nele, e para dar continuação temporal ao Dia Da Visibilidade Trans, a deputada explica clara e sucintamente o que é ser uma pessoa transexual:

A transfobia mais penosa começa no seio da família. Temos de desfazer mitos e começar por explicar de forma simples o que é ser-se uma pessoa transexual. Uma pessoa transexual sente que a sua identidade de género é diferente da sua anatomia. A identidade de género é a sensação interna de se ser homem ou mulher, que é geralmente comunicada aos outros por uma expressão de género (roupas, corte de cabelo, gestualidade, etc.).

Ser transexual não significa necessariamente ser homossexual. Como qualquer outra pessoa um transexual poderá ser homossexual, heterossexual ou bissexual.

Ser transexual é pertencer à categoria de pessoas mais corajosas que tenho conhecido no mundo.

No final, Isabel Moreira apela que não deixemos estas pessoas no silêncio pois seria estarmos a pactuar com a transfobia. Aqui estamos.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%