Primavera na Irlanda em forma de Referendo 

A 22 de Maio a Irlanda vai ser testada. Apesar de já reconhecer uniões de facto entre casais  homossexuais ainda não adoptou o casamento em pleno, ao contrário da sua vizinha Grã Bretanha.

É triste que um governo sinta que necessita de referendar os seus cidadãos em casos de direitos humanos, quando deveria ser o próprio a dar o exemplo e mudar uma legislação discriminatória. Não esquecer que o actual governo Português sugeriu fazer o mesmo em relação à adoção por casais do mesmo sexo.

Na Irlanda o referendo para aprovação de casamento entre casais do mesmo sexo vai mesmo em frente no final do próximo mês e conta já com uma vasta série de iniciativas de apoio ao Sim. O vídeo acima faz parte de uma campanha em que participam inúmeros actores irlandeses em suporte da causa, que visa a inclusão da família neste passo fulcral para a comunidade LGBT na Irlanda, um país ainda extremamente católico. Ainda há pouco tempo outro actor, Colin Farrell, confessou a sua paixão pessoal pela causa numa entrevista televisiva e relatou emocionado a história de intolerância para com o seu irmão gay.

Numa nota pessoal, pude assistir ao orgulho gay irlandês, por parte da comunidade e principalmente dos simpatizantes, numa demonstração genuína de união e celebração durante a Pride Week em Dublin. Esperemos que os restantes Irlandeses sigam o mesmo exemplo.

Fonte: PinkNews