O Desporto Contra A Homofobia: O Exemplo De Rayo Vallecano De Madrid

el rayo vallecano lgbt homofobia desporto

O Rayo Vallecano De Madrid (ou simplesmente Rayo), clube da primeira liga espanhola, deu esta semana um exemplo ao apoiar a luta contra a discriminação das pessoas LGBT e a homofobia. Trata-se de uma campanha de sensibilização dedicada aos “heróis anónimos da sociedade” e em que cada cor do arco-íris representa uma diferente causa:

Vermelho representa a luta contra o VIH/SIDA; o laranja as pessoas portadoras de deficiência; o amarelo a esperança; o verde o meio ambiente; o azul o abuso de menores; o roxo a discriminação de género; e, por fim, todo o arco-íris representa a discriminação pela orientação sexual. Há também um equipamento rosa e cinza de apoio àqueles que lutam contra o cancro. O clube espanhol irá doar sete Euros por cada equipamento arco-íris vendido e cinco por cada rosa a várias instituições de solidariedade dos respectivos campos.

aaarayo1

Em Portugal os principais clubes ainda tendem a fugir destas iniciativas, especialmente as de carácter LGBT e onde a homofobia ainda é considerada um aspecto normal e expectável dentro dos eventos desportivos. Seria pois de louvar que por cá os clubes se chegassem à frente e, bolas à parte (!), assumissem o seu compromisso contra a homofobia e qualquer tipo de discriminação. Aguardamos por esses feitos e até lá vemos o vídeo que o Rayo lançou a apoiar a campanha:

Fonte: Fusion e Rayo.

Nota: Obrigado ao Filipe pela ajuda 🙂