Andreja Pejić, A Modelo Trans Pioneira

Nascida na Bósnia há vinte e três anos mas naturalizada australiana, Andreja Pejić começou a dar nas vistas de início ao aceitar trabalhos como modelo masculino e feminino, tal eram as suas qualidades andróginas. Mas foi em 2014 que se assumiu publicamente como sendo uma mulher trans.

Este ano Andreja entrou para a história ao ser a primeira mulher trans a ser perfilada em Maio pela revista Vogue que aproveitou o feito para igualmente a entrevistar. Aí explicou que na sua adolescência “sentiu que a sociedade a impediu de conhecer o conceito de pessoa trangénero, julgou então ser gay mas sentia não ser essa a sua verdadeira natureza“. Mas Andreja reconheceu também que agora as pessoas estão finalmente “a compreender que o género e a sexualidade são mais complexos do que a sociedade antes entendia“.

andreja-pejic-mufe lgbt

Continuando o seu percurso pioneiro, Andreja tornou-se no mês seguinte na primeira modelo trans a ser cara de uma marca de cosmética, a Make Up For Ever (subsidiária da LVMH, casa-mãe da Louis Vouitton). Vejam o vídeo que anunciou a parceria:

https://instagram.com/p/3eQdPQm1YG/

Andreja junta-se assim ao grupo precursor de personalidades trans que, para além da essencial visibilidade, abrem caminho a toda a sociedade que, assim, aceitará mais facilmente todas as pessoas, seja qual for a sua natureza. E nisso, não tenhamos dúvidas,  todos nós podemos ser modelos.

Fontes: Buzzfeed e ET.

Nota: Obrigado ao Luciano pela partilha das notícias 🙂