Primeiro Queer Porto: Programação E Destaques

Tem início já na próxima Quarta-Feira o Primeiro Queer Porto que irá decorrer entre os dias 7 e 10 de Outubro no Teatro Municipal Rivoli (e não só). Depois do sucesso do Queer Lisboa 19, o festival de cinema expande-se assim à cidade do Porto onde serão apresentados 28 filmes, entre ficções e documentários, com representações de 13 países como os EUA (5 filmes), Brasil, Líbano ou França (cada um com 4 filmes).

Na sessão de abertura será apresentado o filme Sangue Azul de Lirio Ferreira.

Sinopse: A viver numa ilha idílica, Pedro, aos 10 anos de idade é separado da sua irmã Raquel porque a mãe teme uma atração proibida entre irmãos. Contra a sua vontade, o rapaz é mandado embora para o continente, para trabalhar num circo itinerante. Criado numa alegre família de artistas circenses, Pedro transforma-se na lendária figura de nome “Zolah, o Homem-Bala”. Numa digressão do circo, Zolah, agora um homem bonito e sedutor, regressa à ilha mística da qual foi forçado a sair. Procurando reencontrar o seu passado, anseia pelo amor proibido da sua infância perdida…

Regarding-Susan-Sontag primeiro queer porto cinema festival lgbt

Dentro da secção de documentários o destaque vai para um olhar íntimo sobre a vida de uma das intelectuais mais influentes do século XX em Regarding Susan Sontag de Nancy D. Kates.

Sinopse: Regarding Susan Sontag é um íntimo e eclético olhar à vida de uma das mais influentes pensadoras do século XX e um dos ícones políticos e feministas mais importantes da sua geração. O documentário explora a vida de Sontag através de materiais de arquivo, recordações dos amigos, familiares, colegas e amantes, assim como as suas próprias palavras, lidas por Patricia Clarkson. Da precoce paixão pelos livros à primeira experiência num bar gay; do casamento ainda jovem até à última amante, o filme é um fascinante olhar a uma imponente crítica cultural e escritora cujas obras sobre fotografia, guerra, doença e terrorismo ainda ressoam.

Rabo de Peixe - Fish Tail primeiro queer porto cinema festival lgbt

A participação nacional no festival de cinema passa pelo autobiográfico Rabo De Peixe de Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

Sinopse: A pesca industrial à escala planetária esgota os oceanos. Rabo de Peixe, pequena comunidade dos Açores onde a pesca artesanal constitui desde há muito a principal actividade económica, atravessa dificuldades. Pedro, um jovem pescador em início de carreira, enfrenta os desafios da vida no mar. Durante um ano, este filme, rodado entre 1999 e 2001 e terminado na versão dos autores em 2015, documenta a sua determinação, bem como da sua companha, em permanecerem livres.

C016_C001_0927UC

Por fim, na sessão de encerramento veremos Praia Do Futuro de Karim Aïnouz (poderão ler a nossa crítica aqui).

Sinopse: Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, bairro da cidade de Fortaleza. O mar é a sua segunda casa, a ponto de o seu irmão menor, Ayrton, o chamar de “Aquaman”. Um dia, ao mergulhar para socorrer dois banhistas surpreendidos pela corrente, Donato resgata Konrad, um piloto alemão que faz um circuito de motocross pela América Latina com o amigo Heiko, que desaparece no mar. Enquanto esperam que o corpo de Heiko dê à costa, Korand e Donato aproximam-se e experimentam uma surpreendente atração física, que depressa se transforma em paixão. Quando Konrad volta para a Alemanha, Donato decide segui-lo e nunca mais volta. Deixando para trás a mãe e o irmão menor Ayrton, ele encontra em Berlim uma nova vida.

Poderão conferir todos os 12 filmes da Competição Oficial Queer Porto 1 aqui e o calendário completo do festival abaixo. Bom cinema!

Primeiro Queer Porto Calendário Horário Cinema LGBT
Calendário Queer Porto 1 [clicar para pdf]

Fontes: Queer Lisboa e Blog Queer Porto.

6 comentários

      1. Já é um bom passo. Para além que se trata de descentralização e levar outras formas de cinema a outros pontos do país. Pessoalmente, de forma geral, não aprecio o cinema americano. Abraço para ti.

Deixa uma resposta