Canadá: Partido Liberal Vence Eleições Com Justin Trudeau

Nas eleições legislativas de ontem no Canadá o Partido Liberal, de forma inesperada, venceu com maioria absoluta. Justin Trudeau, filho de Pierre Trudeau – considerado o ‘pai’ do Canadá moderno – será um Primeiro Ministro que apoia explicitamente as pessoas LGBTQ.

Depois de o partido liderado pelo carismático Justin começar a campanha em terceiro lugar e depois das vozes que se opuseram à sua candidatura – nomeadamente de John Oliver que lhe dedicou todo o monólogo do Last Week Tonight para convencer os canadianos a não votar em Justin – o Partido Liberal formará Governo depois de uma década liderada pelos conservadores.

Se é verdade que Justin terá muito que provar nos próximos anos, é igualmente notável como o político sempre defendeu os direitos das pessoas LGBT no seu País e participou, inclusive, nas Paradas Gay, mostrando uma espontaneidade raramente vista em política. Que sirva de exemplo e inspiração para outros tantos políticos que ainda consideram este apoio um suicídio político, que estes abram os olhos e percebam que também aqui estamos.

Entre outras medidas, o Partido Liberal defende:

  • a introdução de legislação que proteja os direitos das pessoas transgénero;
  • o fim da discriminação que bane a doação de sangue por parte de homens homo e bissexuais (HSH);
  • garantir que a diversidade canadiana é espelhada no governo – incluindo pessoas LGBTQ

Aqui fica o vídeo em que Justin apresenta as suas medidas de defesa da população LGBT durante a campanha que o levou à vitória:

Fontes: Site Oficial do Partido Liberal, Pink News e Público.