Barack Obama: Primeiro Presidente Norte-Americano Em Funções Numa Capa De Revista LGBT

Na mesma semana em que nos Estado Unidos da América são rejeitadas leis contra a discriminação no uso de casas-de-banho correspondentes por parte de pessoas transgénero Barack Obama tornou-se no primeiro Presidente em funções a ser fotografado para a capa de uma revista LGBT: a Out Magazine.

Obama foi assim anunciado o “Aliado do Ano” na centésima edição da revista:

O 44º Presidente dos Estados Unidos é o nosso “Aliado do Ano” – um presidente que chegou ao poder numa onda de euforia, pareceu perder força a meio do seu mandato, mas que agora avançou e ajudou-nos a conseguir a igualdade no casamento, entre outras iniciativas que marcaram e estão a transformar o nosso lugar na América.

Esta é a primeira vez que um presidente em exercício foi fotografado para a capa de uma revista LGBT, um momento histórico em si mesmo, e uma declaração sobre o quanto a sua administração tem feito para avançar nesta temática singularmente volátil que mancharam a reputação dos presidentes Clinton e Bush. Poderia ter manchado igualmente este presidente, mas – embora a sua tomada de posição tardia em 2012 – preparou o palco para a extraordinária sucessão de eventos que levaram este ano o Supremo Tribunal tornar inconstitucional negar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Muitas coisas levaram a essa decisão – “décadas em que os nossos irmãos e irmãs lutaram pelo reconhecimento e igualdade“, como o presidente afirmou – mas, quando a administração do presidente decidiu juntar-se na luta por esta causa, criou o que as pessoas gostam de chamar um momento “transformador“. Ele ajudou a pender a balança e colocar o nosso líder eleito no lado certo da justiça.

Fontes: Esquire Magazine e Out Magazine.

Fotografia por Ryan Pfluger para a Out Magazine
Fotografia por Ryan Pfluger para a Out Magazine