Prémios Arco-Íris 2015: Lista De Vencedores (e convite)

Os Prémios Arco-Íris 2015, promovidos pela ILGA Portugal e com a apresentação de Ricardo Araújo Pereira, terão a entrega de prémios já no próximo dia 9, Sábado, no Maxime Sur Mer, em Lisboa. Nós vamos lá estar a dar cobertura ao evento, mas primeiro conheçam os vencedores deste ano:

2011-12-28-susana-bento-ramos prémios arco-íris 2015 ILGA PortugalSusana Bento Ramos – Reportagem “Fronteira da Hipocrisia”

A jornalista denunciou, na reportagem Fronteira da Hipocrisia para o Repórter TVI, o absurdo de uma lei de 2006 que proíbe mulheres solteiras ou casais de mulheres de recorrerem em Portugal à inseminação artificial, quando a mesma técnica está disponível em Espanha para todas as mulheres desde 1988. Um trabalho exemplar, de jornalismo atento, incisivo e empático; um trabalho citado na própria discussão parlamentar sobre este tema; um trabalho que soube quebrar o silêncio sobre uma questão tão fulcral para a autonomia e para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos de todas as mulheres: eis um contributo que merece definitivamente ser celebrado.

lander_patrick_si_prémios arco-íris 2015 ILGA PortugalGender Trouble – Teatro Municipal Maria Matos

O Teatro Municipal Maria Matos promoveu em maio e junho de 2015 o ciclo Gender Trouble, para estimular o pensamento sobre performance, performatividade e política de género, num conjunto abrangente de debates, espetáculos, intervenções artísticas e workshops que tornou Lisboa também numa capital de crítica e resistência ao género enquanto sistema de poder. Celebramos por isso a perturbação que este Gender Trouble soube causar, com o nosso aplauso.

centro educativo da bela vista lisboa prémios arco-íris 2015 ILGA PortugalANEM/Centro Educativo da Bela Vista

No ano em que concluímos o projeto “Saúde em Igualdade” e mostrámos como o medo da discriminação afasta tantas vezes as pessoas LGBT do recurso a profissionais de saúde, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina ajudou a mostrar como pode ser a saúde no futuro. Aliando o trabalho de diagnóstico dos problemas atualmente enfrentados a um trabalho alargado de sensibilização de norte a sul do país dirigido a profissionais de saúde de um futuro próximo, demonstrou como a educação é relevante para um futuro em que finalmente a saúde possa ser mesmo de todas e de todos nós. O Centro Educativo da Bela Vista, em Lisboa, dedica-se à reinserção social de jovens que foram agentes de factos legalmente tipificados como crimes. Face à vontade de integrar uma nova funcionária trans, levou a cabo diversas ações de formação quer junto de profissionais do Centro Educativo quer junto das e dos jovens, especificamente sobre a discriminação com base na identidade de género e sobre a realidade das pessoas trans em Portugal.

Lorenzo e Pedro PASTA RAINBOW ILGA casal couple gayLorenzo e Pedro

O Youtube trouxe-nos a visibilidade de um casal gay que nos ensina receitas com as cores do arco-íris, mas Lorenzo e Pedro trouxeram-nos muito mais. A sua participação na Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa foi um apelo genial à saída do armário que continua a silenciar tantas identidades em Portugal, marcando a importância da visibilidade e da apropriação do espaço público por parte de todas e de todos nós. Foi também por isso que passearam de mão dada e trocaram beijos em Lisboa e no Porto, registando reações e mostrando que já estamos mais perto do direito à indiferença. Mas mostraram-nos também o vandalismo de que foram alvo pela sua visibilidade, que denunciaram no Observatório da Discriminação, porque é também fundamental quebrar o silêncio quanto à discriminação e quanto a todos os crimes de ódio que continuam a existir em Portugal.

capazes prémios arco-íris 2015 ILGA PortugalMaria Capaz

Feminista. Feminista. Feminista. É esta a palavra que precisamos de continuar a afirmar e que ganhou um enorme impulso com a plataforma online Maria Capaz. Ao longo do último ano, Rita Ferro Rodrigues e Iva de Lima deram voz a múltiplas vozes de muitas mulheres que continuam sempre a ter menos espaço para serem ouvidas nos media em Portugal. trouxe-nos intervenção a vários níveis, num espaço plural que é feminista com as letras todas – sim, incluindo a letra L, a letra B, a letra T e até a letra G, porque a Maria Capaz sabe bem que as questões relacionadas com a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género são fundamentais para a igualdade de género.

fátima lopes prémios arco-íris 2015 ILGA PortugalFátima Lopes – A Tarde É Sua (TVI)

Num horário que é cada vez mais de todas as pessoas, o programa “A tarde é sua” mostrou este ano que a tarde é também nossa. O programa de Fátima Lopes deu este ano visibilidade a dois temas importantes: a necessidade de acesso a cuidados de saúde competentes para pessoas trans e a questão da discriminação no acesso às técnicas de procriação medicamente assistida e na adoção. O enfoque nas vidas das pessoas é – e tem que ser – o ponto de partida para opções políticas. Quebrar o silêncio quanto à discriminação e o preconceito é um serviço público, que Fátima Lopes e o seu programa souberam prestar – e que celebramos com o nosso reconhecimento e aplauso.

A cerimónia, para além da entrega dos prémios a partir das 21h30, contará igualmente com a participação musical de Isaura e Natasha Semmynova. Apareçam e juntem-se à celebração!

Deixa uma resposta