“The Normal Heart” / Um Coração Normal

Classificado com 8.0/10 no IMDB e estreado já em 2014, The Normal Heart é um drama televisivo que conta com 20 prémios, um deles um globo de ouro e cerca de 50 nomeações.

A cargo do papel principal Mark Ruffalo que interpreta o papel de Ned Weeks acompanhado por Matt Bomer como Felix Turner, Julia Roberts como Dra. Emma Brookner, Jim Parsons (o Sheldon de The Big Bang Theory) e até Jonathan Groff (o Patrick de Looking).

Transportados para plenos anos 1980 deparamo-nos (muito) rapidamente num paraíso à beira mar plantado, onde o desejo afasta pudores e pré-conceitos. E neste paraíso o recém-chegado Ned, claramente mostrou que o paraíso – aquele a que acabava de chegar – não era de todo o que tinha idealizado, muito menos o que procurava. Até porque o primeiro sinal de que as coisas não estavam de bom-vento surgiu exatamente nesta circunstância.

Enquanto isto Dra. Emma recebia no seu consultório uma nova doença, uma espécie de “cancro” e que estava, segundo o que a própria evidenciava, associada inteiramente à comunidade homossexual.

Ambos os caminhos cruzam-se depressa demais. E claro está, o que daí surge é algo para o qual ninguém estava preparado. O “cancro gay” matava os amigos de Ned e a Dra. Emma não era ouvida pela comunidade político-científica, comunidade essa que anos mais tarde renomeou a doença a qual atualmente conhecemos como VIH/SIDA.

No meio de tudo isto, Felix foi capaz de revirar a vida de Ned e viver o paraíso que este tinha idealizado. Capaz de afirmar algo como:

Man do not naturally not love. They learn not to.

A personagem interpretada e o desempenho do ator Matt Bomer levou a que recebesse o globo de ouro de Melhor Ator Secundário.

E depois de tudo… de vermos o que possivelmente aconteceu (porque aconteceu) centenas, milhares de vezes na realidade, a pessoas de carne e osso olhamos para trás e pensamos que talvez o melhor seja ser/ter o “Normal Heart”.

No ano de estreia, segundo a Organização Mundial de Saúde, no mundo existiam 36.9 milhões de pessoas vivas com HIV, 1.2 milhões de mortes por HIV e 2.0 milhões de novos infetados por todo o mundo.

Com tantas coisas a ensinar tornou-se facilmente num daqueles filmes a recomendar incessantemente.

Vê o trailer aqui:

8 comentários

      1. Sabem aquela sensação rara que têm quando uma coisa sai bem melhor do que esperavamos à priori? É essa sensação, difícil de descrever, mas que é tão woow. Mas não por ser boa, por ser grande!

      2. Pedro, eu acho o filme maravilhoso. E o mais importante é mostrar para essa geração nova o terror que foi o começo da AIDS. Os jovens que não tiveram a doença tão próxima, como foi a minha geração, devem conhecer a verdade sobre a doença. Essa mensagem é o melhor do filme!!! Fora que vero Mark Ruffalo interpretar aquele personagem foi incrível!!!

      3. Sim, há muitos jovens que não têm consciência do que aconteceu na década de 1980. Por causa deste texto do Luís já ontem saquei o filme para ver. E para além disso tudo tem um ele peço de luxo ❤️🌈

        Obrigado pelas tuas palavras, Wanderson 😃

Deixa uma resposta