China Censura “Addicted/Heroin” (primeira websérie gay chinesa)

thuong-an-addicted china gay drama lgbt Addicted / Heroin

Addicted / Heroin, a primeira websérie dramática em que é abordada a temática LGBT na China foi censurada esta semana dos sites de streaming do país. Com 15 episódios e uma história que envolve um casal de estudantes do liceu, a websérie tinha alcançado as 10 milhões de visualizações nas primeiras 24h em que foi colocada online. Foi bloqueada, sem aviso, na Segunda-Feira, deixando os fãs irritados e incapazes de assistir aos últimos três episódios.

Segundo alguma imprensa local, os censores chineses não gostaram da representação de “comportamento anormal sexual” e “romance entre menores de idade” em Addicted / Heroin.

A homossexualidade foi removida da lista oficial da China de transtornos mentais em 2001, mas continua a ser um assunto tabu.

Addicted / Heroin é uma série de sucesso

Addicted tornou-se muito popular durante o feriado do Ano Novo Chinês, especialmente entre os fãs do sexo feminino. O primeiro episódio quebrou recordes quando foi lançado a 29 de janeiro e acumulou 10 milhões de visualizações em 24 horas.

O nome da websérie surge da combinação dos nomes dos dois protagonitas (Bai Lou Yin e Gu Hai) em Hailuoyin dando assim sentido à palavra em Inglês Heroin (heroína). A ideia é que os dois rapazes são viciados em si e a sua união é tão forte como as substâncias que causam dependência, o que descreve o seu amor.

Numa votação online da Chengdu Committee for the Well-being of Youth and Teenagers, mais de 93% dos 20.000 votantes desaprovou a remoção de Addicted.

O escritor e produtor de Addicted / Heroin, que usa o pseudónimo Chaijidan, disse que o lançamento da segunda temporada “não seria afectado” pela proibição e que as filmagens começarão em Maio.

A conta oficial Weibo [uma rede social popular na China] afirmou que os três últimos episódios estarão disponíveis no YouTube embora o site esteja também bloqueado na China.

Assistam ao trailer de Addicted:

Fonte: Gay Star News e Cine Gay Online.

Nota: Obrigado ao António pela dica 🙂

Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

48 comentários

  1. A série é muito bonita e fofa! Os dois personagens principais fazem um lindo casal, um deles é mais atirado e o outro muito retraído KKKKKK. Já assisti os 15 episódios e é uma pena o governo chinês ainda ser tão retrógrado. PIB NÃO MEDE CIDADANIA!

  2. Essa serie é óootima, assim é exagerado em algumas cenas(mas qual série asiática não é? basta olhar os doramas japoneses e coreanos) mas enfim é muito fofo, eu adorei. Tô triste por ter que esperar só até maio para assistir a segunda temporada, já que a primeira temporada só sugeriu o romance do segundo casal bem no final.

  3. É uma pena terem bloqueado a série, quero muito a segunda temporada. Eu acho que alcançou um público que eles não imaginavam, é por esse motivo a censuraram, achando que assim as pessoas a esqueceriam, pelo contrário quero mas é que a série volte i Ela ficou inacabada( porque porque eles queriam uma segunda temporada), não faria sentido algum eles não continuarem.

  4. venho acompanhando esses temas asiaticos, essa web serie teve um sucesso explosivo ao qual os produtores nao sabiam, fiquei triste em saber que foi sensurado… esperando grandiosamente a segunda temporada !!!!

  5. Oi preciso da segunda temporada… rsrs é um vício na realidade! Amo de todo coração! Estou 100% apaixonado! Pedro já começaram as gravações?
    Venho diariamente aqui saber se realmente saiu a segunda temporada…
    Aguardando ansioso!
    Tenho sabido de casos em alguns blogs que pessoas depressivas saíram dos seus estados de depressão assistindo a primeira temporada…
    Andei vendo alguns post no you tube e vi um audio de um acidente com Gu Hai e temo só de pensar que na segunda temporada aja realmente um acidente e separe os dois, alguém pode confirmar?
    Abraço grande!!!

  6. Amei a série, mas infelizmente as notícias é que realmente o governo chinês a proibiu e ainda por cima estão mantendo os atores Jingyu e Weizhou, distantes um do outro, pois ao que parece eles realmente iniciaram uma relação… Isso é o que li em alguns posts pela internet. Triste demais em saber que ainda há países que proíbem o amor!!!

  7. Surpreende-me e positivamente assistir a uma série tão sensível e cheia de detalhes culturais , conflitos de classes e, sobretudo, a tênue descoberta do amor, num jogo de sedução sutil e romântico. E tudo isto produzido num cenário de proibições e tabus como o Chinês.
    Porém falta muito da história, muitos emaranhados precisam ser desafiados, muitos conflitos ainda devem surgir, e espero que essa sensura chinesa não nos prive dessa linda história inacabada.

  8. Eu quero mt ver a 2 temporada poxa, no ultimo episodio da primeira deixou um gostinho e que quero mais e mt ansiedade pros proximos capitulos n pode terminar assim sem essa temporada 🙁

  9. A segunda temporada foi proibida, e devido a química deles como casal na serie ouve boatos que eles estavam namorando na vida real, então o governo chines proibiu os dois de se aproximarem.

    Obs: o nome é Bai Lou yin e Gu Hai, não Gu Bai Hai (:
    Obs2: existem mas series do mesmo genero na China. E no começo do ano saiu uma lei proibindo o genero da TV (:

  10. Gente é sério que não haverá segunda temporada ? :'( , uma das melhores séries que já assistir, eu ainda quero ver o Yin dizer pra ex dele que o Hai é o amor dele.

  11. Meu essa série não pode terminar sem ter um fim, os chineses e nós fãs de outros paises temos que lutar.
    Lá eles tem uma rede social que se chama “Weibo” é a mais usada no país pois o facebook e twitter são bloqueados lá.
    Abram contas nesse aplicativo e postem coisas sobre a série é relacionando ao amor dos fãs de outros países.
    Eles têm que continuar essa história e além disso aquele país precisa de mudança já.

  12. Gente, alguma notícia sobre a série??? É verdade que os atores principais foram afastados um do outro pois começaram uma relação fora da série???? E sobre a segunda temporada???

  13. Gente, até o presente momento, os reguladores da censura chinesa estão irredutíveis em não permitir uma segunda temporada. Mas estão havendo conversações, pois a autora da série foi chamada ao tribunal. Acredito que seja uma questão de tempo. A questão é quanto tempo. Quanto ao fato de os dois atores estarem mantendo um relacionamento na vida real, é possível sim. Mas não é uma opinião comum. O que se pode dizer é que os dois estavam frequentando muitos ambientes juntos em função do sucesso da série. Mas isso foi proibido pelos reguladores, que acompanham a movimentação deles. Então eles não podem se apresentar juntos.

  14. Essas coisas me deixam realmente magoada! Eu sei como são as coisas na China, mas isso tem que mudar! Essa situação já esta ridícula!

  15. Engraçado que Taiwan e bem diferente , o dorama Tailandes Make It Right the series que ta dominando a ASia estreou na TV em Taiwan e o sucesso é surpreendente, inclusive os atores tailandeses do dorama estão fazendo turne em taiwan se pegando no palco e tudo….
    E no caso do dorama Tailandes tera 2º temporada em dezembro, este dorama Taliandes é exibido na principal emissora de la
    quem nao viu tem no Brasil legendado em português a primeira temporada inteira
    quem nao viu confiram o clipe da musica da abertura do dorama da Tailândia Make It Right the series com cenas do dorama
    Assistam o MV

  16. Gente, até o momento nada mudou, eu também queria uma nova temporada, e pelo o q eu pesquisei, os atores ainda n podem se encontrar, a autora ainda está e processo, parece q tudo ainda está na msm :v

  17. 2017 SOCORROOOOO! Quero notícias! O que aconteceu com eles? Eu os sigo no intragram mas eles postam pouca coisa 🙁 nunca falam nada sobre a série 🙁

  18. quando se trata de homosexualidade o ser o humano me da nojo, sexo hétero aparece sempre na TV e nós da comunidade LGBT e fujoshis ect não podemos nem assistir nossas séries na internet em paz ridículo o mundo precisa evoluir em vez de ficar pagando micão

  19. Muito linda a serie, amei os dois personagens, já revi varias vezes ,foi uma coisa que marcou muito a minha vida e espero que lancem a continuidade desta serie. parabéns.

  20. Amei esta serie, muito fofo os dois personagens, espero que tenha a continuação,marcou muito a minha vida, já vi e revi varias vezes

    1. se eu não me engano perderam o processo para o governo, e infelizmente a série não será mais gravada… (estou sofrendo muito por isso) e os atores estão bem, se é isso que está querendo saber aqui estão o instagram deles: @timmyxu / @jingyuhuangjingyu

Deixa uma resposta