Adolescente Que ‘Pediu’ Uma Namorada À Princesa Elsa Explica As Suas Razões

A campanha #GiveElsaAGirlfriend (“Dêem uma namorada à Elsa”) explodiu no Twitter nos últimos dias, com milhares de pessoas a ‘pedirem’ uma namorada à Princesa Elsa do filme Frozenque falámos na altura aqui – tornando-a assim na primeira princesa LGBT da Disney. Mas tudo começou com um tweet da adolescente de 17 anos Alexis Isabel:

É esperada uma sequela para 2018 do filme de animação mais rentável de sempre e, enquanto a jovem revia o filme na televisão, ocorreu-lhe a ideia de na próxima história a Princesa Elsa – uma personagem forte, independente e feminista – impor-se ainda mais como um símbolo para os fãs LGBT.

Numa entrevista Alexis, que se identifica como bissexual, apontou que Frozen já é visto pela sua mensagem de apoio à juventude LGBT: “Muitos de nós vemo-lo como uma metáfora para nos assumirmos e aceitarmos quem somos.

Alexis afirmou igualmente que a representação LGBT em filmes para crianças é muito importante: “Há mais do que um único tipo de pessoa”, disse ela, acrescentando: “E ver as mesmas histórias contadas até à exaustão sobre uma rapariga e o seu príncipe encantado é repetitivo e deixa, continuamente, muitas pessoas de fora. Muitas delas sentem-se sozinhas.

A entrevista completa pode ser vista aqui:

Esta reação surge na mesma semana que a associação GLAAD denunciou que a representação de pessoas LGBT no cinema norte-americano diminuiu em 2015. O cinema precisa, portanto, de maior e melhor representatividade das pessoas LGBT. Cá esperamos as boas e novas histórias!

Fontes: DN, Fusion e Twitter (imagem).

Nota: Obrigado à Filipa pela dica 🙂