Cinema: “Uma Nova Amiga” (uma questão de género?)

Estreia esta semana, dia 26 de Maio, o filme “Uma Nova Amiga“, realizado pelo prestigiado François Ozon e com os notáveis Romain Duris e Anaïs Demoustier nos principais papéis.

Conta a sinopse que, “após o falecimento da sua melhor amiga, Claire entra numa profunda depressão, mas uma surpreendente descoberta acerca do marido da sua amiga irá devolver-lhe o gosto de viver“. É esta surpresa o mote para a intriga e introspecção do filme. Mas não se trata de um segredo relevado apenas no final do filme, apenas o seu ponto de partida. Mas comecemos pelo trailer que espelha essa visão:

 

Após a visualização do trailer não será difícil entender que surpresa é essa, mas para quem quiser descobrir o filme sem a revelação – que ocorre no início do filme – deverá parar de ler aqui. E depois de visto o filme – que altamente recomendamos – volte a este ponto, pois claro!

A nova amiga de Claire é Virginia, que não é mais que David (re)descoberto, vestido com as roupas da falecida mulher enquanto cuida da própria filha bebé. Virginia não é apenas um pai enlutado a confortar o seu bebé com uma presença feminina e as roupas, o cheiro da mãe. Virginia é, na realidade, uma questão de género.

E embora Claire, segundo o realizador, seja “uma personagem complicada a partir da qual todos nós seguimos o seu ponto de vista“, ela é, acima de tudo, “espectadora da metamorfose de David/ Virginia. É a partir do seu rosto que seguimos a sua evolução: os seus desejos, os medos e as suas mentiras a Gilles [o marido], mas também a si própria“.

JSF
Fotografia por: Bertrand Calmeau / Mandarin Cinéma

São estas mentiras que permitem a Claire um envolvimento com Virginia, inicialmente tímido e apenas doméstico, escondidas do mundo, mas mais tarde arriscam viver fora de paredes, num desafio excitante que as une. É um processo para ambas, de curiosidade e de descoberta. A subtileza da história, seja na compra de roupas femininas, seja na fuga para um espectáculo dramático de travestismo onde se afirma, repetidamente, que se é só e apenas mulher, leva-nos atentos à descoberta de Virginia.

Mas que não fiquem dúvidas, esta Virginia existe porque Romain Duris tem neste filme provavelmente uma das suas melhores interpretações. É impossível não fazer paralelismos com o recente desempenho de Eddie Redmayne em “A Rapariga Dinamarquesa“, mas sentimos que, enquanto Eddie criou uma caricatura do que é ser feminino, Romain Duris transforma-se desde o primeiro instante numa mulher. E não são os traços mais rectos, a barba mais apertada, ou o sorriso mais torto que lhe negam essa afirmação irrefutável: sim, Virginia é mulher! No mais delicado dos gestos, no mais cúmplice dos olhares, no andar suave mas seguro. Duris é absolutamente fenomenal numa caracterização desprovida de estereótipos e que provoca em nós a reflexão do quão errado é um rótulo identitário de género, quando na realidade existe no ser humano uma fluidez natural que recusa constrições.

O Romain destacou-se, não por ser “a mulher mais bonita”, mas porque provinha dele uma grande alegria em travestir-se. Era evidente uma encarnação, um prazer fetichista de vestir os vestidos, sem ironia ou distância“, explica Ozon.

Este é um filme de dois seres humanos que tentam amar, abrir-se um ao outro, para além das suas diferenças, e do peso do conformismo e do interdito. É um filme que levanta as questões universais  e que qualquer pessoa pode e deve fazer: “Amamo-nos? Temos o direito de nos amar?” A resposta parece ser aqui, orgulhosamente, mais óbvia que nunca.

“Uma Nova Amiga” tem antestreia hoje, 23 de Maio, pelas 21h30 no Cinema Medeia Monumental e terá apresentação da Joana Cadete Pires da ILGA Portugal. A estreia nos restantes cinemas será na Quinta-Feira, dia 26. A não perder!

um anova amiga LGBT Trans cinema filme

Nota: Obrigado à Leopardo Filmes pelo contacto 🙂

One comment

  1. I’ve been browsing online more than 2 hours
    today, yet I never found any interesting article like yours.

    It is pretty worth enough for me. In my opinion,
    if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

Deixa uma resposta