Fez-Se História: Justin Trudeau Hasteou Bandeira Do Orgulho LGBT Pela Primeira Vez

O popular Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau, teve a honra de hastear a bandeira do arco-íris em Parliament Hill pela primeira vez numa celebração com a presença de deputados de todos os partidos federais, bem como dezenas de espectadores.

Este é um grande dia para o Canadá e é parte de uma longa série de marcos que este País assistiu nos últimos anos“, disse Trudeau.

Não tem sido fácil, nem foi algo automático. Houve muita gente a lutar durante muito tempo para que este dia acontecesse. O facto de deputados de todo o espectro político participarem neste evento é igualmente significativo“, acrescentou.

O Canadá está unido na defesa dos direitos LGBT e é isto que estamos realmente a celebrar hoje“, disse à multidão que o aplaudia.

Trudeau disse também que ainda há muito trabalho por fazer, lembrando o projeto de lei apresentado por seu governo no mês passado que pretende reforçar os direitos das pessoas transgénero.

Trudeau irá voltar a fazer história este mês, quando ele se tornar o primeiro Primeiro-Ministro canadiano a assistir ao Toronto’s Pride.

Por cá, no primeiro Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia, foi hasteada a bandeira arco-íris no edifício da Câmara Municipal de Lisboa, mas com a Marcha do Orgulho LGBT e o Arraial Pride a decorrerem já neste mês, perguntamos se António Costa, seguindo as pegadas do seu homólogo canadiano, marcará presença num desses importantes eventos. Fica o desafio!

Vejam o histórico momento de Trudeau no vídeo que o próprio partilhou no Facebook:

 

Fonte: The Star.