O Sexismo Da RTP (no spot Benfica x Dortmund)

Desculpa, Mónica. Desculpa, Maria. Desculpa, Cátia. Desculpa, Vanessa. Desculpa, Rita. Desculpa, Sofia. A RTP pede desculpa, porque no dia dos namorados vamos dar o Benfica. Amores mais altos se levantam!

Assim é anunciado o pedido de desculpas – em voz masculina, pois claro! – por parte da RTP no spot televisivo promocional ao jogo da Liga dos Campeões entre o Benfica e o germânico Dortmund que decorrerá amanhã, 14 de fevereiro.

Porque bem sabemos que futebol é coisa de macho. Porque bem sabemos que as meninas só gostam de jantares românticos. Porque bem sabemos que elas, na realidade, só servem para entreter os homens nos intervalos dos jogos.

Ironias à parte, pergunto se não seria mais interessante por parte da RTP desconstruir a ideia sexista que assim fomentou: por que não um nome masculino no meio dos restantes femininos? Por que não, alternativamente, a voz de uma mulher a pedir desculpas aos homens por querer ver o jogo do Benfica no dia de S. Valentim? Era tão fácil e tão mais interessante!

É dever da televisão estatal desmontar preconceitos em vez de os fortalecer, porque o problema não é o humor em si, mas a sua intenção e consequência. E nisso a RTP falhou. E não fosse o tópico sobre 22 homens e uma bola, sim, falhou-o redondamente!