set de 7 #6

A playlist desta semana começa com um nome que merece muita atenção: Leon Else. Apenas com um EP editado em 2015, “River full of liquor”, este inglês tem vindo desde então a lançar singles isolados na preparação do lançamento do seu álbum de estreia, com uma sonoridade original que se tem vindo a afastar moderadamente daquela que imprimiu ao referido EP. O que vos trago hoje é “Dance”, que vem acompanhada de um vídeo em que o próprio Leon Else mostra os seus dotes enquanto bailarino, numa interpretação fabulosa. Os restantes singles lançados até hoje, “Black car” e, mais recentemente, “The city don’t care” reafirmam Leon Else como alguém a observar no panorama musical.

Sevdaliza, nome artístico de Sevda Alizadeh, de nacionalidade iraniana-holandesa, é outro nome a reter. Após lançamento de dois EPs em 2015, “The suspended kid” e “Children of silk”, espera-se o lançamento do seu primeiro LP este ano, “ISON”. Para além de uma voz e de uma sonoridade que por vezes faz lembrar Joan as Police Woman, Sevdaliza vai mais além numa direção mais alternativa que complementa, na perfeição, com os vídeos que têm acompanhado os singles lançados, que são verdadeiras obras de arte por si só e a que é impossível ficar indiferente.

Da Dinamarca chega Kill J, um duo que aposta fortemente na parte visual, tanto na sua estética pessoal como na imagem associada à música. Ainda sem um álbum oficialmente lançado (apenas singles isolados e um EP, “Quasi”, lançado em 2016) e informação escassa sobre o próprio grupo, Kill J deixa no ar a curiosidade de ouvir (e ver) mais e a expectativa de conhecer o trabalho futuro. Para quem partilha desta curiosidade, fica o conselho de não deixarem de ouvir a colaboração de Kill J com HONNE, uma banda de electronic-soul inglesa que virá ainda a integrar uma das playlists futuras.

Da Dinamarca vamos até aos Estados Unidos da América, de onde chega Khalid, um jovem texano que tem vindo a conhecer bastante sucesso daquele lado do oceano, mas que por aqui parece não ter ainda conhecido airplay suficiente. O seu álbum de estreia, “American teen”, foi lançado apenas no início deste mês, do qual este “Location” que vos trago hoje é uma amostra perfeita.

Neo Jessica Joshua, mais conhecida como NAO, faz-nos voltar ao Reino Unido, com “Girlfriend”, um single do seu álbum de estreia, “For all we know”, uma fantástica coleção de eletro-soul, funk e R&B, e que é também um dos meus álbuns preferidos de 2016. É mais um exemplo em que os visuais não foram descurados, e neste âmbito convido-vos a descobrirem o vídeo de “Bad Blood”, que apesar de não ser o single que integra a playlist desta semana merece claramente toda a atenção.

Continuando a viagem ao mundo, vamos até à Nova Zelândia visitar Ella Marija Lani Yelich-O’Connor, que conhecemos mais habitualmente como Lorde. Lorde dispensa apresentações adicionais, sendo já sobejamente conhecida do público em geral, após o seu álbum de estreia, “Pure Heroine” lhe ter permitido alcançar um sucesso global. Recentemente Lorde lançou duas músicas que são a amostra do seu próximo álbum, “Melodrama”, esperado em junho de 2017, da qual vos trago “Liability”, uma balada que, julgo, demonstra algum amadurecimento face às músicas do seu primeiro álbum. Tendo focado o aspeto visual nas referências aos anteriores artistas, não queria deixar também de referir a arte na capa do álbum “Melodrama”, já conhecida, e que é, na minha opinião, uma das melhores cover-art dos últimos tempos.

Esta viagem acaba na Suécia, com Seinabo Sey, que lançou em 2015 o seu primeiro álbum, “Pretend”, de onde extraí este “Hard time” com que termino a playlist desta semana. Esta é, tal como as anteriores, uma artista em que para além de ouvir, vale a pena descobrir a componente visual que acompanha a música, com vídeos usualmente trabalhados de uma forma que não só complementa a música como a engrandece.

Este é o set de 7 #6.

Os destaques visuais desta semana vão, conforme fui referindo, para Leon Else, com “Dance”, Sevdaliza, com “Marilyn Monroe”, e NAO, com “Bad Blood”, que podem considerar como a “hidden track” desta semana.

[Leon Else – Dance]
You know you’ll never be free
So I dance.

[Sevdaliza – Marilyn Monroe]
And they told
Me to care
When tryin’ to fix your heart
It’s unfair
I’m tryin’ to fix myself.

[NAO – Bad Blood]
We’re dreaming
The feelings rule
Forever we’re young
Pages unsung.

One comment

Deixa uma resposta