set de 7 #7

Nesta semana casamos o nome da rubrica com o seu número. É o set de 7 #7, e ao longo de sete exercícios ganha-se alguma experiência. E por isso começamos a playlist desta semana com um elogio a essa experiência, quanto mais não seja no título da primeira música: “Experience“, de Kacy Hill.

Kacy Hill é uma jovem norte-americana já com uma carreia consolidada no mundo da moda, tendo começado a trabalhar como modelo aos 16 anos. A sua entrada no mundo da música terá começado quando conheceu pessoas ligadas ao mundo das artes, tendo já trabalhado também como backup dancer para Kanye West que, depois de ouvir o seu single de estreia, “Experience”, que referi antes, a contratou para a sua editora. Tal passou-se em 2014, tendo Kacy Hill entretanto lançado o EP “Bloo”, em 2015, e sendo esperado o lançamento do seu álbum de estreia durante este ano.

Continuando a playlist desta semana com artistas americanos, passamos para Portugal. The Man, um grupo formado em 2002 mas que passou já por diversas alterações nos seus membros constituintes até ao momento atual. A música que vos trago é a mais recente amostra do seu trabalho, um single que integra o álbum “Woodstock”, que será lançado em junho deste ano, e que serve para acompanhar a viagem da playlist até ao Canadá, de onde chega Jessy Lanza (que esteve recentemente em Lisboa, tendo participado no Lisboa Dance festival, que decorreu no início deste mês), com este “It means i love you”, uma declaração amorosa acompanhada de uma batida quase hipnótica que demonstra os talentos desta artista para a música eletrónica. Trata-se do single de estreia do seu álbum mais recente, “Oh no”, lançado em 2016.

Prosseguimos com uma figura ainda envolta em algum mistério. Empara Mi surgiu no panorama musical recentemente com o single que vos trago hoje, “Wanderlust”, mas é rara a informação disponível sobre esta artista, com a exceção do significado do seu nome, que de um modo geral significa “apropriar-se”, ou “tomar posse”. A escassez de informação será provavelmente uma decisão de marketing para criar uma aura de inacessibilidade numa artista com música envolvente e visuais impressionantes, de modo a fomentar a curiosidade e facilitar o seu lançamento mais global, mas na verdade a qualidade da música fala por si só. Com o lançamento mais recente do segundo single, “The come down”, espera-se que surja também mais informação sobre a artista.

Uma abordagem similar foi adotada por Sälen, de quem vos trago este “Copper kiss”, um trio acerca do qual não existe muita informação disponível além da que se resume no perfil de facebook da banda: “straight-talking, slightly to the left pop music from bedrooms in east London”. Apenas marketing ou uma forma de focar a atenção na música ao invés das personalidades por trás dela, a verdade é que se trata de uma prática cada vez mais comum, pelo menos para os artistas que se procuram afirmar no panorama musical mundial. Para além de “Copper kiss”, vale também a pena descobrir os dois outros singles já lançados de Sälen, “Diseasey” e “Heartbreak diet”, sempre acompanhados de vídeos originais e apelativos.

Menos discreta mas não menos interessante, temos Sigrid, uma jovem norueguesa que tem neste “Don’t kill my vibe”, lançado há pouco mais de um mês, a sua estreia musical, um exemplo perfeito de um pop atual que consegue destacar-se com alguma originalidade. Em alternativa ao original que integra a playlist desta semana, convido-vos a ouvirem também a versão acústica, com o vídeo que partilho convosco.

A concluir a playlist desta semana, abrimos a pista de dança com Jake Williams, também conhecido como Rex the Dog, um DJ britânico que nesta “Do you feel what i feel” se alia à voz extraordinária de Jamie Irrepressible, o líder da banda “The Irrepressibles”, para nos relembrar que só já falta um dia para o fim-de-semana.

Este é o set de 7 #7.

Os destaques visuais desta semana vão para Kacy Hill, com “Experience”, Portugal. The Man, com “Feel it still”, Empara Mi, com “Wanderlust” e, finalmente, Sigrid, com “Don’t kill my vibe” na sua versão acústica.

[Kacy Hill – Experience]
Freedom, a state of mind
Sold to wandering eyes.

[Portugal. The Man – Feel It Still]
Give in to that easy living
Goodbye to my hopes and dreams.

[Empara Mi – Wanderlust]
Everybody lies and
Everybody cries
Everybody feels as they’re on the outside sometimes but
We’re all looking in.

[Sigrid – Don’t Kill My Vibe]
You think you’re so important to me, don’t you?
But I wanted you to know that you don’t belong here.

One comment

Deixa uma resposta