Portugal: Casamento Entre Pessoas Do Mesmo Sexo Aumenta 21%

Instituto Nacional de Estatística divulgou hoje os números de casamentos realizados em Portugal no ano passado e, dos mais de 32 mil casamentos registados, 422 foram entre pessoas do mesmo sexo (249 casamentos entre homens e 173 casamentos entre mulheres), um aumento de 21% em relação a 2015 onde se contaram apenas 350.

Analisando os dados divulgados, não deixa de ser curioso que o número de casamentos tem assistido a uma diminuição desde 2010, mas em 2016 verificou-se um ligeiro aumento (mais 6 casamentos) promovido pela subida dos números entre pessoas do mesmo sexo.

Os casamentos civis voltaram a subir (contra a tendência negativa dos casamentos católicos), contabilizando agora 64,2% do total. Os nascimentos fora do casamento voltam a ser, pelo segundo ano consecutivo, a maioria com 52% dos casos. No ano passado nasceram 87,6 mil crianças, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior.

Serão várias as condicionantes que influenciam a vontade e a realização de casamentos entre pessoas, mas este aumento significativo entre pessoas do mesmo sexo deixa adivinhar uma melhoria das condições sociais e uma noção mais forte de que estas novas famílias são parte integrante de toda a sociedade. Portanto, uma boa notícia para tod@s nós.

Fonte: INE [.pdf].

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

Exit mobile version
%%footer%%