Casa Qui Lança Projeto Que Promove A Igualdade Através Da Educação Sexual

A Casa Qui é uma associação de apoio à vítima para a juventude lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo que dá apoio em situações de violência familiar, violência no namoro, bullying na escola ou de crise/vulnerabilidade.

A associação cabou igualmente de lançar o projeto EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual. Como o nome indica, esta iniciativa tem como objetivo “conhecer de que forma a Lei de Educação Sexual em Meio Escolar se tem vindo a constituir como ferramenta privilegiada para a promoção da igualdade, através do reconhecimento e da implementação das finalidades da Educação Sexual”. Nomeadamente, o projeto pretende verificar como têm sido implementadas na área curricular da Educação Sexual o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; a promoção da igualdade entre os sexos; a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

O Projeto EdSex= é composto pelas seguintes etapas:

  • Estudo de Diagnóstico;
  • Concurso de Boas Práticas;
  • Ações de Sensibilização para Profissionais e Figuras Parentais;
  • Eventos de Sensibilização pela Comunidade Escolar;
  • Produção de Guião da Boas Práticas.

É neste sentido que é lançado o 1º EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual que decorrerá até 30 de setembro de 2017.

Este concurso pretende distinguir escolas, turmas ou grupos de alunos e alunas na zona Centro de Portugal (NUTS II) – mas com o compromisso de alargar no futuro o concurso a todo o território nacional – que se destacaram pelas suas iniciativas e práticas escolares na promoção da igualdade entre mulheres e homens, no combate à violência no namoro e à discriminação por motivo da orientação sexual ou da identidade/expressão de género enquadradas no âmbito da Educação Sexual.

1º Prémio – 300€ + Construção do Selo/Certificação para Futuros Concursos

2º e 3º Prémios – Conjunto de Livros:

  • Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão de Bruno Magina e Joana Santos (Ilustração);
  • Cenas de Uma Adolescente e + Cenas de Uma Adolescente de Maria Bravo;
  • A Minha Família é a Melhor do Mundo. E a Tua? de Sofia Neves, Joana Miranda e Luís Romano (Ilustração).

 

As candidaturas fora da zona Centro de Portugal (NUTS II) não são elegíveis para prémio, mas serão aceites. São elegíveis para as seguintes distinções:

  • Menção Honrosa;
  • Inclusão da Boa Prática no Guião de Boas Práticas da Casa Qui, com referência da respetiva autoria.

Poderão conferir toda a informação sobre o concurso aqui e aceder a questões frequentes sobre o mesmo aqui.

 

Nota: Obrigado à Casa Qui pelo contacto 🙂

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok: @pedrojdoc

Exit mobile version
%%footer%%