Casa Qui Lança Projeto Que Promove A Igualdade Através Da Educação Sexual

A Casa Qui é uma associação de apoio à vítima para a juventude lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo que dá apoio em situações de violência familiar, violência no namoro, bullying na escola ou de crise/vulnerabilidade.

A associação cabou igualmente de lançar o projeto EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual. Como o nome indica, esta iniciativa tem como objetivo “conhecer de que forma a Lei de Educação Sexual em Meio Escolar se tem vindo a constituir como ferramenta privilegiada para a promoção da igualdade, através do reconhecimento e da implementação das finalidades da Educação Sexual”. Nomeadamente, o projeto pretende verificar como têm sido implementadas na área curricular da Educação Sexual o respeito pela diferença entre as pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; a promoção da igualdade entre os sexos; a eliminação de comportamentos baseados na discriminação sexual ou na violência em função do sexo ou orientação sexual.

O Projeto EdSex= é composto pelas seguintes etapas:

  • Estudo de Diagnóstico;
  • Concurso de Boas Práticas;
  • Ações de Sensibilização para Profissionais e Figuras Parentais;
  • Eventos de Sensibilização pela Comunidade Escolar;
  • Produção de Guião da Boas Práticas.

É neste sentido que é lançado o 1º EdSex= : Concurso de Boas Práticas de Promoção da Igualdade de Género na Educação Sexual que decorrerá até 30 de setembro de 2017.

edsex_cartaz.jpg

Este concurso pretende distinguir escolas, turmas ou grupos de alunos e alunas na zona Centro de Portugal (NUTS II) – mas com o compromisso de alargar no futuro o concurso a todo o território nacional – que se destacaram pelas suas iniciativas e práticas escolares na promoção da igualdade entre mulheres e homens, no combate à violência no namoro e à discriminação por motivo da orientação sexual ou da identidade/expressão de género enquadradas no âmbito da Educação Sexual.

1º Prémio – 300€ + Construção do Selo/Certificação para Futuros Concursos

2º e 3º Prémios – Conjunto de Livros:

  • Viagem a Coimbra e Sete Dias de Verão de Bruno Magina e Joana Santos (Ilustração);
  • Cenas de Uma Adolescente e + Cenas de Uma Adolescente de Maria Bravo;
  • A Minha Família é a Melhor do Mundo. E a Tua? de Sofia Neves, Joana Miranda e Luís Romano (Ilustração).

 

As candidaturas fora da zona Centro de Portugal (NUTS II) não são elegíveis para prémio, mas serão aceites. São elegíveis para as seguintes distinções:

  • Menção Honrosa;
  • Inclusão da Boa Prática no Guião de Boas Práticas da Casa Qui, com referência da respetiva autoria.

Poderão conferir toda a informação sobre o concurso aqui e aceder a questões frequentes sobre o mesmo aqui.

 

Nota: Obrigado à Casa Qui pelo contacto 🙂