​Canadá Deu Asilo A 31 Homossexuais Tchechenos

O Canadá deu asilo a 31 homossexuais tchechenos vítimas de perseguição. Kimahli Powell, diretor executivo da ONG Rainbow Railroad, sediada em Toronto, anunciou que a sua organização ajudou 31 pessoas LGBT a abandonar a Rússia e a beneficiar de asilo no Canadá.

Nós trabalhámos com o Governo canadiano num programa que permitiu a entrada de tchechenos LGBT no país“, explicou o responsável, em declarações à cadeia pública canadiana, destacando que o executivo canadiano desempenhou “um papel essencial“.

O jornal precisa que a ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana, Chrystia Freeland, que foi jornalista correspondente na Rússia, teve um papel importante nesta operação.

A chefe da diplomacia australiana considerou, em abril, que as informações “recentes e contínuas que dizem respeito a perseguições de homens homossexuais e bissexuais indicam uma situação reprovável“.

As autoridades canadianas não comentaram o anúncio da Rainbow Railroad sobre o programa, que foi mantido secreto durante vários meses.

Powell disse ainda que é necessário tratar da instalação e integração dos refugiados ao Canadá, o que torna necessário falar sobre este programa.

A Rainbow Railroad, fundada em 2006, tem como objetivo ajudar pessoas LGBT a fugir de perseguições perpetradas pelos estados.

 

Fonte: Lusa.

Anúncios