Direção Geral de Saúde Aprova A PrEP

hiv-prep-2 esqrever portugal

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a Direção Geral de Saúde (DGS) aprovou a Profilaxia de Pré-exposição da Infeção por VIH (PrEP), uma estratégia de prevenção que passa pela tomada de medicação antes de uma possível infeção.

Assinada pela atual Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, a norma ontem publicada indica que esta “deve ser aplicada às pessoas com risco acrescido de aquisição de infeção por vírus da imunodeficiência humana“. Pessoal médico do Sistema Nacional de Saúde deve “referenciar as pessoas com risco acrescido de aquisição de infeção por VIH a consulta de especialidade hospitalar“, nomeadamente:

  • Pessoas que nos últimos seis meses tiveram relações sexuais sem uso consistente de preservativo;
  • Pessoas cujo parceiro(a) está infetado por VIH, sem acompanhamento médico ou sem terapêutica antirretroviral ou sem supressão virológica e que não utiliza
    consistentemente preservativo;
  • Pessoas que referem uso de substâncias psicoativas durante as relações sexuais;
  • Utilizadores(as) de drogas injetadas que partilham agulhas, seringas ou material para preparação das mesmas;
  • Parceiros serodiscordantes em situação de preconceção ou gravidez.

 

A norma publicada pela DGS explicita igualmente que “candidatos(as) à PrEP devem receber educação para a saúde em todas as avaliações clínicas/consultas“. A DGS recorda também que “a utilização da PrEP conduz a uma redução até 90% no risco de aquisição de infecção VIH, estimando-se uma poupança de 205.000 euros por cada infecção evitada”. Serão utilizados os antivirais emtricitabina e tenofovir, que impedem a replicação do VIH nas células humanas. A dispensa será feita nas farmácias dos hospitais.

PrEP DGS Portugal VIH SIDA Saúde.png

 

Lembramos que a PrEP previne praticamente 100% de novas infeções e não apresenta efeitos secundários para a maioria das pessoas que a toma. É, pois, uma técnica de prevenção fulcral na luta contra o VIH.

Para uma informação completa sobre a PrEP em Portugal, vale a pena conferir o site PrEP.pt. Poderão igualmente ler a norma completa no site da DGS.

Fonte: Público.