“O Jardim”, O Que Faz Uma Canção?

Após a vitória renhida de Cláudia Pascoal e Isaura ontem na final do Festival da Canção com a canção “O Jardim“, surgem hoje as primeiras acusações de plágio do tema que irá representar em maio Portugal na Eurovisão. O argumento, na realidade, limita-se à partilha de três acordes com outra canção, o que nos leva à questão: O que faz uma canção?

Estamos longe de uma situação em que uma canção partilha a melodia base – como aconteceu, ainda que não propositadamente, com Diogo Piçarra. Estamos longe de duas canções que partilham uma mesma emoção. Estamos longe de uma letra traduzida, pilhada, ou simplesmente copiada. Não há aqui mais que uma sequência de acordes semelhantes, como em milhares de outras canções que nada têm a ver com estas, porque são distintas e calha terem umas notas em comum, um piano e pouco mais. Repito, como milhares de outras tantas. Os “jornais” podem lançar a desconfiança nos seus sites que não os partilharei, porque estamos aqui, claramente, longe, muito longe da discussão séria.

Resta-nos assim desfrutar a canção, tal como ela nos foi apresentada na final, assim bela, assim suave, assim rosa:

Imagem: RTP.

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

1 comentário

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%