TOY: Pode O Hino Feminista Vencer A Eurovisão?

Falta um mês para que a febre da Eurovisão chegue a Portugal. As canções que irão competir na final de dia 12 de maio já são conhecidas e, confesso leigo na matéria, arrisco-me a dizer que este será um belíssimo ano do festival. Há canções variadas realmente boas – como a italiana, a eslovena ou, claro, a nossa portuguesa -, há também outras canções deliciosamente épicas e típicas do festival como a estoniana.

Ignorando uma cópia descarada alemã do estilo de Adele, há este ano uma canção que começa a destacar-se: TOY da israelita Netta Barzilai. Não sei se já há apostas para canções vencedoras, mas se formos pelo número de visualizações dos vídeos oficiais, esta está, literalmente, a dar uma abada à concorrência com mais do triplo das visualizações do distante segundo lugar, o dueto meloso e constrangedor espanhol.

Numa altura em que o movimento feminista tem trazido a discussão do assédio e dado voz às mulheres nos vários espaços públicos, Netta usa precisamente a sua voz para cantar e celebrar o empoderamento das mulheres num estilo único e direto:

Wonder woman don’t you ever forget, you’re divine and he’s about to regret….I’m not your toy, you stupid boy!

Ainda falta algum tempo para as semi-finais, mas TOY alinha-se desde já como uma das favoritas a passar à final e inclusive a tornar-se uma das mais votadas. Serão estes os ingredientes certos para levar o troféu deste ano a Israel? 20 anos depois de Dana Internacional, a primeira mulher Trans a vencer a Eurovisão, esta poderá ser a canção que nos trará nova Diva:

2 comentários

  1. Divertida a canção e muito kitsch (no sentido primeiro: imitação excessiva de um produto de sucesso, o original está noutra cantora pop que teve muito sucesso o ano passado).

  2. Não creio que uma canção que ofende alguém na sua letra com a palavra “estúpido” se possa considerar feminista.
    Além disso, Não suporto a parte do cacarejo, ainda que já saiba o seu significado.
    O conceito à volta da música é ótimo. Conseguiram fazer um ótimo trabalho, fica bastante metida no ouvido e tudo, porém considero que temos canções que merecem mais a vitória do que “Toy”.

Deixa uma resposta