Portugal: Casamento Entre Pessoas Do Mesmo Sexo Aumenta 24% Em 2017

O Instituto Nacional de Estatística divulgou os números de casamentos realizados em Portugal em 2017 e, dos 33.634 casamentos celebrados, 523 foi entre pessoas do mesmo sexo, um aumento de 24% face ao ano de 2016. Destes, 282 entre homens e 241 entre mulheres.

Os casamentos viram um aumento dos registos de 3,8% globalmente, ou seja, mais uma vez, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo têm visto uma aceleração maior que aqueles celebrados entre pessoas de sexo diferente.

Os casamentos católicos continuam em tragetória negativa, tendo reduzido em 1,6% contando agora apenas para 33,7% de todos os casamentos em Portugal no ano de 2017.

Serão várias as condicionantes que influenciam a vontade e a realização de casamentos entre pessoas, mas esta aceleração dos números das celebrações dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo é realmente significativa e deixa adivinhar uma melhoria das condições sociais e uma noção mais forte de que estas novas famílias são parte integrante de toda a sociedade. Portanto, uma boa notícia para todos e todas nós.

Fonte: INE.