rede ex aequo: Abraços Contra a Discriminação

rede ex aequo abraços homofobia visibilidade lgbti orgulho

Hoje, 17 de maio, assinala-se o Dia Internacional e Nacional Contra a Homofobia , Bifobia e Transfobia (IDAHOT), aniversário da retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais da Organização Mundial de Saúde em 1992. É comemorado desde 2015 em Portugal, numa ação aprovada em Parlamento.

Várias ações vão ter lugar hoje por todo o país para assinalar o dia e uma delas é uma iniciativa da rede ex aequo. Esta é levada a cabo todos os anos pela associação e consiste numa ação comunitária de abraços pelas ruas de Lisboa, Porto, Coimbra e Funchal. Tudo em prol da sensibilização para as questões de orientação sexual bem como identidade e expressão de género.

Este tipo de proximidade, promovido por uma ação tão simples e valorosa, é essencial para a destigmatização das pessoas LGBTI que existe por parte de algum público mais conservador que pode ainda não reconhecer a validade e importância das reivindicações pela igualdade. Simultaneamente a visibilidade nas ruas é importantíssima para as novas gerações (e não só) perceberem que podem encontrar representação e um reflexo delas próprias em todo o lado. E essa pode mesmo tomar a forma de um abraço.

Toda a informação sobre a iniciativa da rede ex aequo abaixo

18664550_10154497610546720_858082165656244621_n

Em Lisboa, a rede ex aequo distribui abraços a partir das 16 horas, no Largo Luís de Camões, com o apoio da Associação Abraço. Todas as pessoas são convidadas a se juntar à iniciativa, devendo para isso fazer inscrição nos sítios online da associação para a distribuição gratuita de abraços e panfletos informativos. Estarão nesta iniciativa, a convite da associação, Rosa Lopes (Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade), Jonas Grancha (youtuber), Lila Fadista (dos Fado Bicha) e ainda André Mariño (ator da série Casa do Cais).

Nas outras cidades, os abraços distribuem-se na na Rua de Santa Catarina (Porto), na Rua Ferreira Borges (Baixa de Coimbra) e na Praça do Município (Funchal). No Porto, a iniciativa conta com o apoio do Conselho Consultivo LGBTI. Em Coimbra com a AKTO – Direitos Humanos e Democracia e com a Associação Académica de Coimbra, estando ainda prevista a presença do artista Tiago Braga.

No Funchal, os abraços iniciam-se a partir das 16:30h com o apoio da Câmara Municipal do Funchal. As comemorações começam às 9:30h, com a colocação da bandeira arco-íris no edifício da Câmara Municipal e, às 11h e às 15h, sessões de transmissão do documentário RIP 2 My Youth. Foram convidados pela associação a Vereadora do Pelouro da Igualdade de Género Madalena Nunes, o Vereador da Juventude João Pedro Silva e a Coordenadora do Gabinete de Igualdade de Género na Secretaria da Inclusão e Assuntos Sociais, Mariana Bettencourt, que abraçarão em ex aequo com todas as pessoas voluntárias.

Ainda no seguimento dos projetos da associação, nos dias 24 a 26 maio, é promovido em Lisboa o 14.º ciclo cinema lgbti da rede ex aequo, com o objetivo de transmitir filmes queer de entrada livre e seguidos de debate. Este ano, serão transmitidos no IST os filmes Carol, RIP 2 My Youth, 120 Batimentos por Minuto, A Três Não é Demais e Moonlight.

Fonte: rede ex aequo

Fotografias por Jenny Gomes​ [topo] e Morgana Abecasis.

Deixa uma resposta