Futebol: Irlanda e Estados Unidos Vestem O Orgulho LGBTI Em Jogo Amigável

null

Não é apenas um número, isto é uma afirmação. É a Irlanda a apoiar os direitos LGBT”.

Foi assim que a Associação Irlandesa de Futebol justificou a numeração arco-íris que os seus jogadores usaram no jogo amigável contra os Estados Unidos da América este fim de semana. Apesar de alguns comentários homofóbicos encontrados, as equipas internacionais não deixaram de mostrar o seu apoio ao Pride 2018!

A poucas semanas do Mundial de Futebol na Rússia, a equipa norte-americana já anunciou igualmente vários eventos em que irá juntar-se às celebrações do mês do Orgulho LGBTI.

[clicar nas imagens para as ver no tamanho original]

Já em Espanha, no início do ano, o madrileno Club Deportivo Leganés defrontou o Real Madrid com uma faixa arco-íris, apoiando assim a campanha #LeganésJuegaConOrgullo (Leganés Joga Com Orgulho) que fez parte do Dia Internacional Contra A LGBTfobia No Desporto.

Em Portugal, enquanto há discussões monumentais sobre futebol – e não necessariamente sobre desporto – vemos passar este tipo de ações e compromissos por parte dos clubes, especialmente na luta contra o bullying homofóbico que é ainda considerado normal existir em campo e nas bancadas.

Seria bom que – para além da Associação Portuguesa de Futebol – os clubes mundiais e portugueses, nomeadamente Benfica, Braga, Porto e Sporting, pudessem desenvolver campanhas semelhantes a esta, não só contra a homofobia, mas também contra o racismo e a xenofobia ou ainda do apoio a causas como a luta contra o cancro ou mesmo de apoio aos refugiados (um dos temas tão em voga na actualidade).

A Irlanda acabou por vencer os norte-americanos no último minuto. Poderão ver todos os golos da partida de seguida:

Fontes: Independent, FAIreland e US Soccer.