Assim Foi a Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa 2018

img_2185

Decorreu esta tarde a 19ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa. Num dia que viu as temperaturas veraneantes subirem, o público orgulhoso marcou presença em peso nas ruas de Lisboa, foram mais de 10.000 pessoas!

Mas mais que uma fotogaleria – e teremos novidades muito em breve – partilhamos convosco uma pequena amostra das dezenas de associações e colectivos que participaram na celebração da igualdade para todos e todas. Porque é essa a nossa força, a união entre a diversidade!

[clicar nas imagens para as ver no tamanho original]

Pode ler-se no Manifesto:

“Passados 7 anos da implementação da lei que criou o procedimento de mudança de sexo e nome próprio no registo civil, foi aprovada, em Parlamento, uma lei que garante a autodeterminação de género legal. Porém, com o veto do Presidente da República, tememos que estas garantias não nos sejam dadas num futuro próximo. Continuamos a marchar para que a autodeterminação seja um direito consagrado para todas as pessoas. Para que as pessoas intersexo vejam os seus corpos protegidos. Para que todas as pessoas tenham direito à autonomia do seu corpo.

Jovens com menos de 16 anos e pessoas sem nacionalidade portuguesa continuam fora desta lei. Exigimos o regresso à gratuitidade da alteração da documentação legal nas Conservatórias, para que o custo não seja uma barreira suplementar. Falta remover a referência ao sexo nos documentos de identificação. Falta reconhecer identidades fora do binário mulher/homem. Garantir o reconhecimento do nome social. Continuar a combater a transfobia e a violência quotidianas sobre as pessoas trans.

Continuar a ocupar o espaço público é resistir!”

Poderão ver ainda mais fotografias no álbum “Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa 2018” no Facebook.