Antevisão Queer Lisboa 22: Diamantino e Bixa Travesty em destaque

Queer Lisboa 22

A 22ª edição do Queer Lisboa, a decorrer entre os dias 14 e 22 de setembro, irá arrancar com o filme português Diamantino, vencedor do Grande Prémio da 57.ª Semana da Crítica da última edição do Festival de Cannes. O filme que conta a história de uma estrela do futebol mundial, interpretada por Carloto Cotta, cuja carreira é destruída numa abordagem “delirantemente queer e metafísica ao estado do mundo.

Para encerrar o festival a organização escolheu Bixa Travesty, filme vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, apresentar-nos-á o corpo político da cantora trans negra Linn da Quebrada, oriunda de São Paulo, que é a força motriz do documentário que a captura na sua esfera pública e privada, ambas marcadas não só pela sua presença em palco inusitada, mas também pela sua incessante luta pela desconstrução de esteriótipos de género, classe e raça.

Outro dos destaques da edição deste ano é o programa multidisciplinar à volta da temática do VIH/sida, com o título “O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida”, que congrega um ciclo de cinema, uma exposição e o lançamento de um livro de ensaios.

Para a edição de 2018 a equipa de programação dos Festivais Queer Lisboa e Queer Porto teve em consideração mais de 1000 filmes, 481 deles recebidos como submissões, um número record para o festival, anunciou a organização.

O Queer Lisboa 22 realiza-se de 14 a 22 de setembro no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Informação completa no site do festival.

De seguida a lista detalhada dos filmes que integrarão a programação do festival:

FILME DE ABERTURA

Diamantino, Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt (Portugal, França, Brasil, 2018, 92’)

FILME DE ENCERRAMENTO

Bixa Travesty, Claudia Priscilla, Kiko Goifman (Brasil, 2018, 75’)

CICLO O VÍRUS-CINEMA: CINEMA QUEER E VIH/SIDA

Longas-metragens

Bright Eyes, Stuart Marshall (Reino Unido, 1986, 79′)
Buddies, Arthur J. Bressan, Jr. (EUA, 1985, 81’)
E Agora? Lembra-me / What Now? Remind Me, Joaquim Pinto (Portugal, 2013, 164’)
Fast Trip, Long Drop, Gregg Bordowitz (EUA, 1993, 54’)
Kids, Larry Clark (EUA, 1995, 91’)
Les Nuits Fauves / Savage Nights, Cyril Collard (França, 1992, 126’)
La Pudeur ou l’impudeur, Hervé Guibert (França, 1992, 62’)

Curtas-metragens

The Ads Epidemic, John Greyson (Canadá, 1987, 5′)
A.I.D.S.C.R.E.A.M., Jerry Tartaglia (EUA, 1988, 6′)
Aus der Ferne – The Memo Book, Matthias Müller (Alemanha, 1989, 28′)
Buffalo Death Mask, Mike Hoolboom (Canadá, 2013, 23′)
Danny, Stashu Kybartas (EUA, 1987, 20′)
Ecce Homo, Jerry Tartaglia (EUA, 1989, 7′)
Final Solutions, Jerry Tartaglia (EUA, 1990, 10′)
Frank’s Cock, Mike Hoolboom (Canadá, 1993, 8′)
(In) Visible Women, Ellen Spiro (EUA, 1991, 25’)
Internal Combustion, Alisa Lebow, Cynthia Madansky (EUA, 1995, 8′)
Kissing Doesn’t Kill, Tom Kalin, Gran Fury (EUA, 1990, 4′)
The Last Time I Saw Ron, Leslie Thornton (EUA, 1994, 12′)
Listen to This, Tom Rubnitz (EUA, 1992, 16′)
Pensão Globo, Matthias Müller (Alemanha, 1997, 14′)
The Pictures of Dorian Gay, Mike Kuchar (EUA, 1995, 23′)
Some Aspect of a Shared Lifestyle, Gregg Bordowitz (EUA, 1986, 22’)
Steam Clean, Richard Fung (EUA, 1991, 4′)

PANORAMA DOCUMENTÁRIOS

George Michael: Freedom – Director’s Cut, George Michael, David Austin (Reino Unido, 2018, 109’)
Kevyn Aucoin – Beauty & the Beast in Me, Lori Kaye (EUA, 2017, 90’)
We Margiela, mint film office (Holanda, 2017, 100’)

PANORAMA LONGAS-METRAGENS DE FICÇÃO

L’Amour Debout, Michaël Dacheux (França, 2018, 83’)
Disobedience, Sebastián Lelio (EUA, Reino Unido, Irlanda, 2017, 114’)

queer lisboa 22 2018