Editado Livro “Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica”

O Manuel nasceu rapaz. Era um pequeno bebé completamente saudável e com um desenvolvimento adequado. Aos 3 anos de idade o Manuel rasgou o papel de parede que forrava parte do seu quarto com naves espaciais e pequenos dragões com ar simpático que deitavam fumo pelo nariz. Não Gosto! Quero um castelo com princesas, quero fadas com asas brilhantes e estrelas! Não houve problema, a mãe do Manuel mudou o papel nas paredes. Surgiram paredes brancas com autocolantes de fadas cor de rosa com asas brilhantes a colorirem o ambiente. O Manuel adorou. Ele queria ser uma Fada.

É com esta história que tem início o livro Identidade de Género e Orientação Sexual na Prática Clínica, da autoria da médica Ana Macedoeditado pelas Edições Sílabo. Este conduz quem o lê ao longo de um percurso sobre o género, o sexo, a identidade de género e a orientação sexual, atravessando as barreiras da história e confrontando-nos com realidades uma vezes mais próximas outras mais distantes, mas que no seu conjunto traduzem a diversidade dos seres humanos.

No prefácio, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, esclarece que “o livro é tão mais importante quantas as imprecisões, equívocos e desconhecimentos que existem sobre a matéria, mesmo entre estudantes e profissionais de ciências da saúde“, rematando que o preconceito deverá igualmente ser tido em conta nestas áreas.

A leitura deste livro convida a reaprender uma terminologia tão familiar quanto desconhecida, mas mergulhando igualmente mais a fundo, e no que concerne à identidade de género, o texto remete-nos para histórias pessoais, questiona o que é um homem e o que é uma mulher?

É igualmente proposta uma revisão da literatura médica sobre a melhor abordagem clínica em pessoas com diferentes identidades de género e sobre especificidades em saúde de pessoas com diferentes orientações sexuais ou diferentes identidades de género, descrevendo e exemplificando histórias clínicas, exame objetivo e focando-se na epidemiologia e apresentação clínica de diversas patologias.

Este é um livro útil a pessoal médico, profissionais de saúde, pessoal educador, mães, pais e todas aquelas pessoas que, qualquer que seja o motivo, pretendam obter informação e conhecimentos sobre um tema que desperta interesse e atenção crescente nas comunidades humanas e procuram pistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Quando se aproxima nova votação na Assembleia da República, após o veto do Presidente, sobre a lei da autodeterminação de género, este é um livro que, para além do apoio que recebeu da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, vem mesmo a calhar. Descubram-no!

Por Pedro Carreira

Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc

2 comentários

  1. Nossa e uma história fantástica!
    Eu me chamo gizelle Mas não sou feliz
    (Pq me vejo como Gabriel) quero ser feliz coisa que eu nunca fui preciso de ajuda para que posso encontrar minha felicidade.quero me encontra me ajuda deixarei meu zap (022)981178802

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%