Mamas Ofensivas

Mamas, vamos falar de mamas? A maior parte de nós tem-nas aos pares, a maior parte de nós gosta de vê-las e tocá-las, a maior parte de nós agarrou-se a um par de mamas como quem se agarra à vida. E, no entanto, a maior parte de nós sente vergonha ao mostrar as mamas. E porquê? Este é um tema que é tão entranhado na maioria das sociedades do mundo – mas não todas – que é quase considerado uma das últimas batalhas pela libertação das mulheres. Porque é sobre as destas que aqui escrevo. As mamas ficam para último, mas não todas. Vejamos:

Há mamas grandes em homens, mamas pequenas em mulheres, há mamas que alimentam e há mamas que seduzem. Há mamas lisas e mamas descaídas, há mamas peludas, mamas tatuadas, mamas puxadas e mamas tapadas, mamas firmes, mamas fofas. Direitas e vesgas, para cima e para baixo, direita e esquerda. Há meias mamas, mamas assim-assim, mamas top, mamas soft. Há mamas maternais, mamas rijas, cortadas, mordidas. Há quem não tenha mamas, já não. Há quem as aumente, quem as reduza. Há nelas fio de pérola e nelas há também fios dourados de cristo na cruz. Quase toda a gente tem mamas e, no entanto, só uma parte de nós sentirá vergonha por elas.

Escrevo isto sem saber se o texto e imagem vão ser vítimas do lápis azul facebookiano, são conhecidas as histórias de contas bloqueadas e posts apagados automaticamente sem justificação. É assim porque é assim, porque sempre foi assim. Ainda no outro dia a imagem de uma estatueta com 25 mil anos foi censurada na rede social. O mesmo aconteceu em várias imagens celebratórias dos 60 anos de Madonna. Um ponto em comum? Mamas, pois claro! De mulher, como não poderia deixar de ser. Fossem uma mamas rijas e bem oleadas de um modelo masculino em calções de banho e óculos de sol isto não seria problema. Porque há mamas e há mamas! Umas, aparentemente, mais ofensivas que outras.

Em que diferem as mamas, anatomia à parte? Em que diferem ao ponto de umas serem uma armadura símbolo de virilidade e outras serem símbolo de vergonha e censura – e ironia das ironias, símbolo do desejo sexual e da fertilidade? Por que nos é natural ver umas tapadas e outras despreocupadas em banhos de sol? Por que umas são mais que outras? Inevitavelmente chegamos ao ponto da moralidade e da sua mais-que-tudo castidade. Pergunto, ser-se pudica é uma mais-valia aos olhos de quem? Que valores defende, sobre quem?

As mamas são-nos primordiais, seja pelo gozo que nos dão, seja pelo gozo que lhes dão. Fazem parte de nós e quando as perdemos ficamos profundamente recortadas. E ao encontrarmos algo que substitui aquele pedaço de carne percebemos a importância que ele tem para nós. Orgulhemo-nos pois dele, sem ofensas, sem purezas, sem imposições, apenas um pedaço de nós que permite abraçar mais apertado. São mamas. Mamas, caralho!


7 comentários

  1. Como sempre uma excelente reflexão sobre temas importantes.
    Uma coisa que vi há alguns anos num jornal, foi que uma jogadora portuguesa tirou a camisola em Espanha e já não me lembro bem mas a notícia não era lá muito apelativa ao futfem…
    Mas se for um jogador apenas leva cartão amarelo e tá tudo bem…
    E as vezes nem cartão leva! (Ver CD Tondela x sporting da época passada)…

    Para os homens não se passa nada, para as mulheres, tirar a camisola é um escândalo!…

    Cumps

    1. Obrigado pelas palavras, Joana. Realmente trata-se de um assunto com dois pesos e duas medidas no que toca ao corpo masculino e feminino. Um dos últimos refúgios do preconceito socialmente aceite contra o corpo da mulher, há que desmontá-lo e denunciá-lo 🙂

  2. Um outro pormenor interessante é como em algumas (maioria) séries americanas, na SIC R, os mamilos são “disfarçados” com uma “nuvem”. Escusado será dizer que o mesmo se aplica aos genitais e… às nádegas. Ridículo!
    Relativamente à censura no FB, … lamentável. Mas em muitos casos, fruto da denúncia, não verificada, de pessoas que não estão bem com elas próprias e com os outros.

    1. Sim, especialmente na televisão norte-americana existe um tratamento desigual entre mamas de homens e de mulheres, a vergonha ainda reina perante as segundas. O algoritmo do FB (e do Instagram) bloqueia automaticamente fotografias de nudez, sendo que apenas as mamas de mulheres são consideradas impróprias, uma tolice.

Deixa uma resposta