Podcasts LGBT: Os Nossos Favoritos

Podcasts LGBT: Os Nossos Favoritos

Nos últimos anos, os podcasts têm vindo a tornar-se cada vez mais proeminentes enquanto se tornam na nova vaga de uma rádio direccionada a assuntos específicos e abrangentes. No caso da temática LGBTI eles têm ganho cada vez mais destaque e existem uma série deles extremamente bem produzidos e pertinentes. Por isso, decidimos partilhar os nossos podcasts favoritos dentro das temáticas LGBT e Feministas, nacionais e estrangeiros: para ouvir numa viagem de carro, comboio, na praia, na piscina e perceber melhor onde estamos e para onde vamos.

O Podcast da casa

Vamos dar voz a notícias LGBTI todas as semanas? Ao comentário político nacional? À divulgação cultural? Queer? Feminista? Drag? Kings and Queens? Vamos dar voz a esqrever, o novo podcast LGBTI português que em breve estreará e trará Pluralidade, Diversidade e Inclusão LGBTI! Subscrevam para não perderem os episódios, com muito Orgulho!” É esta a introdução ao nosso Podcast agora apresentado, não percam!

Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Falamos da polémica em torno do livro ultra-conservador apresentado por Pedro Passos Coelho e que tem feito correr muita tinta e fel nas últimas semanas e acima de tudo destacamos que as famílias não são/nem devem/nem queremos que sejam todas iguais. E a propósito de família falamos de Sasha Velour e do espetáculo ativista de respeito pela história queer com que ela encheu o Coliseu dos Recreios, "The Big Reveal"; e também do livro-manifesto que lhe deu nome. E ainda destacamos o AbriLés 2024! Artigos mencionados no episódio: A minha família é melhor que a tua? Ordem dos Psicólogos recebeu nova queixa contra Maria José Vilaça e deverá pronunciar-se dentro de um mês AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios #Famílias #Conservadorismo #SashaVelour #TheBigReveal — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  2. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race
  3. Ep.194 – "As Gays", Tig Notaro e Cowgirl Beyincé

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Podcasts LGBT em Português

Este é o podcast de entrevistas da Antena1 de Paulo Côrte-Real. Uma série de entrevistas a várias personalidades nacionais sobre o processo de coming out e como isso se reflete na nossa cultura ainda bastante conservadora nos costumes. A primeira temporada teve convidados variados como Célio Dias, Adolfo Mesquita Nunes, Graça Fonseca, entre muitos outros e outras.

Este podcast é encabeçado pelo QueerIST, núcleo LGBTI+ do Instituto Superior Técnico em Lisboa e é definitivamente uma nova iniciativa de louvar e apoiar. É interessante ver onde estão as gerações mais jovens nas questões LGBT, muito politizadas e com vontade de querer promover mudança de todas as formas possíveis e aproveitar as redes e tecnologias disponíveis para isso mesmo.

A realidade a partir de um triângulo que foi Vergonha e hoje é Orgulho. Político, sempre. Cultural e Social, quando lhes apetecer. Comunitário e atrevido, se estiverem para isso. Um podcast sem linhas de formatação, mas com todas as formas da diversidade. Apresentado pelo Miguel Agramonte, Max Spencer-Dohner e Daniel Rocha.

Um Podcast da Joana Martins, da websérie #SÓQNÃO da RTP: “Sou racional, mas este é um espaço emocional. O #SÓQNÃO nasceu desse antagonismo e de uma necessidade crescente de saber mais, conversar mais, participar e partilhar mais. Aqui falo do que sei e do que não sei, mas que me ocupa tanto tempo. Contra o preconceito, mas sobretudo a favor da informação e do debate.”

Joana e Mel conversam entre elas e com algumas pessoas sobre temas que fazem comichão, tipo as Urtigas.

The Library Is Open nasceu em março de 2015 da ideia de Rodrigo Cruz de criar um podcast para cobrir a sétima temporada de RuPaul’s Drag Race, episódio por episódio, após sua participação no elenco de um finado podcast. Na mesma hora, ele chamou outros dois super fãs de Drag Race: Thello Caetano, na época já um ávido ouvinte de podcasts e Cairo Braga, um apaixonado por comunicação audiovisual. Hoje, mais do que cobrir as temporadas do reality, o foco do TLiO é produzir conteúdo relacionado a cultura, entretenimento, cidadania e política LGBTQ+.

Um podcast perigoso, em que quatro mulheres de esquerda (Inês Rodrigues, Inês Sampaio, Sofia Santos e Rita Gomes) discutem tudo o que quiserem. A audácia! De duas em duas semanas falarão sobre os temas sexy da quinzena; nenhum tema é off-limits. Nível de alerta máximo; oiçam por vossa própria conta e risco!

Um Podcast português fruto das conversas de Diogo e Kiko, dois solteirões portugueses e gostosos.

Apresentado pela Ana Guerra, neste podcast há análises em estilo de conversa sobre séries de TV, filmes e anime. Os convidados são rotativos, para manter a mestria sobre o tema!

Podcasts LGBT em Inglês

Um podcast importantíssimo que dá aos pioneiros da luta LGBT voz em histórias na primeira pessoa, tudo através de entrevistas de arquivo do jornalista e autor Eric Marcus. Retratos das pessoas que fizeram a nossa História.

Um podcast viciante de Mike Johnson e Kyle Getz, um late bloomer e um millenial, que descontroem temas complexos e muitas vezes tabu da sexualidade dos homens gay de forma hilariante mas muito esclarecida.

Dois britânicos e personalidades de rádio, James Barr e Dan Hudson, relatam na primeira pessoa episódios que ressalvam as diferenças, muitas vezes artificiais, entre uma pessoa homossexual e uma pessoa não homossexual (como escolhem chamar os heterossexuais para contrapor de forma jocosa o preconceito).

O nosso rapaz favorito da nova série de Queer Eye, Jonathan Van Ness, é o anfitrião de um dos podcasts LGBT mais fascinantes da actualidade. Em todos os episódios debruça-se num assunto totalmente diferente, que pode de ir de questões de género a biologia das abelhas, passando por política internacional e saúde mental de forma regular.

Byran Safi e Erin Gibson falam de direitos LGBT e das mulheres, percebendo que as lutas têm de andar de mão dada para serem eficazes, enquanto se debruçam em comentários de notícias da atualidade de forma também divertida e informativa.

Dois descendentes de famílias asiáticas, Tobin Low e Kathy Lu, relatam as dificuldades de ser queer numa sociedade mais conservadora e também sobre a cultura LGBT com convidados que vão de Alan Cumming a Lena Waithe.

Quatro homens gay autralianos comentam as mais recentes notícias da atualidade com doses iguais de bitchiness e sisterhood. Sim, é MAIS um podcast que incide nas vivências de homens gay mas o sentido de humor australiano faz com que valha a pena.

O anfitrião é Craig MacNeil mas a estrela é Katya Zamolodchikova, a estrela de RuPaul’s Drag Race com o humor mais corrosivo e lunático de toda a série, que aqui fala de forma cândida da sua luta com a dependência de drogas. Com convidados regulares, muitas vezes drag queens, mas também outros completamente fora-do-baralho. Hilariante.

How to Be a Girl é um podcast sobre a vida de uma mãe com a jovem filha trans e como ambas tentam descobrir juntas o que significa ser rapariga.

Uma festa para assistir a filmes queer organizada Rowan Ellis e Jazza John.

Apresentado pela ILGA-Europe, uma organização que acolhe mais de 600 organizações lésbicas, gays, bissexuais, transg e intersexuais (LGBTI) em 54 países, The Frontline é um podcast sobre ativismo LGBTI e as vidas na Europa e na Ásia Central.

Estamos sempre a atualizar esta listagem, conhecem mais podcasts LGBT que ainda não foram listados? Avisem-nos via email ou nas redes sociais da esQrever!