Lisboa sondada por… smilies: “Toda a gente tem o direito de amar quem quiser”

PAINT vídeo Portugal LGBT homofobia Aline Cedric

A Aline e o Cedric Feito, irmã e irmão gays, lançaram recentemente o projeto PAINT para dar a conhecer histórias de pessoas LGBTI um pouco por todo o mundo, mas também para sondar a população nas ruas de várias cidades. Lisboa foi precisamente um dos palcos desta sondagem informal.

Falámos com a Aline para conhecer melhor o que levou a vinda a terras lusas e o que acharam de Portugal. Vale a pena ler e logo de seguida, claro, o bem humorado vídeo:

O que vos motivou a lançar este projeto?

Somos Aline e Cedric Feito, gémeos gays, que queriam ajudar a dar mais visibilidade à comunidade LGBT na Europa. Acreditamos que, como parte dessa comunidade, seria ótimo apoiá-la e entender como as pessoas LGBT estão a viver em cada país.

Então nós viajámos pela Europa em busca de histórias de pessoas LGBT. Nomeámos a nossa série PAINT (@Paintlgbt) porque terminamos cada entrevista de uma forma especial: pintando o rosto do participante com uma das cores da bandeira LGBT!  Mas também fazemos entrevistas de rua em cada país para ver como está a mentalidade hoje em dia.

Acreditamos que, ao compartilhar as histórias das pessoas, aumentamos a visibilidade de pessoas LGBT e, com o tempo, esperamos que as pessoas vivam livremente e expressem como são destemidas, independentemente de sua orientação sexual, raça ou sexo.

E o que acharam de Lisboa no que toca à cultura e visibilidade das pessoas LGBTI?

Nós amamos Lisboa. As pessoas são acolhedoras e cheias de vida. Em termos de LGBT, observámos muita rejeição por parte de jovens e de pessoas mais velhas. Mas isso aconteceu em toda a Europa.

Acreditamos que temos que ser cuidadosos e não ter os direitos LGBT como garantidos, porque as sociedades estão a mudar por toda a Europa e as minorias podem ser um alvo.

Mas Portugal parece estar preocupado com os direitos LGBT e é um dos países  europeus que mais os aceita e defende.

 

Não deixem de conhecer melhor o resto do trabalho da Aline e do Cedric no site PAINT.

Deixa uma resposta