Saltar para o conteúdo
Anúncios

Novo ano vê o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Áustria

austria_first_same-sex_wedding_Zeit_im_Bild_facebook

No final de 2017 a Áustria decidiu que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seria legal a partir do ano de 2019. Uma decisão assertiva do Tribunal Constitucional depois de anos de controvérsia: em 2010 foram permitidas uniões civis entre pessoas do mesmo sexo mas muitas ficaram por concretizar devido a agendas e pressões políticas. Algo que o tribunal austríaco considerou inconstitucional e acabou por aprovar o casamento a nível nacional.

Passavam apenas 5 minutos depois da meia noite de dia 1 de Janeiro e da lei entrar em vigor, o casal lésbico Nicole Kopaunik e Daniela Paier deram o nó em Altenberg an der Rax, um pequeno município a Sul de Viena. Já se encontravam noivas há muitos anos mas só agora levaram o casamento em frente por este abranger todos os direitos civis que não estavam contemplados nas anteriores uniões concretizadas a partir de 2010.

A Áustria torna-se assim no 16° país europeu a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. A seguir poderá ser já a República Checa, demarcando-se do resto do bloco de Leste ao fazê-lo se a igualdade no acesso ao casamento for aprovada em Parlamento ainda este mês de Janeiro.

Fonte: PinkNews

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: