Ryan O’Connell é Special e não tem medo de o dizer!

Muitas vezes falamos aqui de representação. E é uma discussão sempre complexa. Rebate-se muito com a argumentação de que um ator ou atriz deve ser sempre capaz de desempenhar bem qualquer papel, independentemente do seu background e da sua realidade pessoal. O que é verdade, claro. Mas é também assente numa base de idealismo que não existe no mundo artístico e comercial.

Quantas vezes não vemos atores heterossexuais desempenhar (com variados graus de sucesso) homens homossexuais e mesmo mulheres trans? Porque têm essa oportunidade. Mas o contrário já não é verdade. De todo. Por isso é que a representação é tão importante no momento crucial de revolução cultural em que estamos. Dá oportunidade das pessoas que foram feitas invisíveis toda a sua vida de contarem as suas próprias histórias.

E essa oportunidade não podia ser mais verdadeira quando falamos de Ryan O’Connell, escritor de colunas online e de séries como Awkward e Will & Grace. Agora apresenta a sua semi-auto-biográfica série da Netflix, Special, que promete mudar o panorama e colocar a discussão na mesa. Ryan é gay e tem paralisia cerebral. Começa um novo emprego e decide de sair de casa da mãe, uma incrível Jessica Hecht, que sempre o protegeu do mundo e agora deixa-o finalmente ganhar asas para voar. E se magoar. Para crescer.

Special é uma maravilhosa série de comédia que se vê de uma assentada, até porque são apenas 8 episódios de 15 minutos cada, o único ponto fraco da série: queríamos mesmo passar mais tempo com Ryan e as restantes personagens, todas igualmente ricas e representativas das pessoas que conhecemos mas não vemos na televisão. O’Connell é claro o cerne e coração de Special, que confessou que teve de fazer dois coming out e combater duas fobias: homofobia e, talvez mais forte ainda, fobia de pessoas com deficiência.

E nos 120 minutos da série explora essas batalhas e muitas outras de forma leve e cómica mas não menos pertinente ou acutilante. E ao mostrar essa luta chama-nos para esse espaço em que todos e todas nos podemos identificar. E essa partilha torna-se universal. Esperamos ansiosamente pela segunda temporada. Com mais episódios e maior duração Netflix, por favor.


Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated) Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO OCTAGÉSIMO SEXTO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Antes de darmos por terminada esta temporada do podcast, não podemos ficar indiferentes ao lançamento do incrível filme concerto Renaissance. Usamos os vários momentos documentais do backstage do concerto para falar um pouco da carreira de Beyoncé, focados, claro, no último álbum, Renaissance, inspirado na cena ballroom queer de Nova Iorque e no seu tio gay Johnny que morreu com VIH/SIDA. Voltamos em janeiro para mais uma temporada, que pode ser ligeiramente diferente a nível de periodicidade. Mas mais detalhes só em 2024. Boas festas a todes! 🎄 Artigos mencionados no episódio: Beyoncé lança trailer do filme da celebrada The Renaissance World Tour Beyoncé homenageia O’Shae Sibley, homem gay assassinado por dançar a sua música numa estação de serviço Beyoncé lança remix surpresa de ‘Break My Soul’ com icónica ‘Vogue’ de Madonna Beyoncé dedica álbum Renaissance ao seu tio gay Johnny O Amor (Inclusivo) de Beyoncé O “Chamamento às Armas” de Beyoncé Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento #LGBTPodcasters 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: https://anchor.fm/esqrever/message 🗣 – Até já unicórnios  — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.186 – Renaissance: A Film by Beyoncé (hmmm, yummy, yummy, yummy, make a bummy heated)
  2. Ep.185 – Podcast – Religião e LGBTIfobia?
  3. Ep.184 – ESPECIAL Madonna: It's a CELEBRATION (Tour)

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Google Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer

Por Nuno Miguel Gonçalves

I lived once. And then I lived again.

Exit mobile version
%%footer%%