Ryan O’Connell é Special e não tem medo de o dizer!

A Night With Nick Jonas At 2015 Outfest Los Angeles

Muitas vezes falamos aqui de representação. E é uma discussão sempre complexa. Rebate-se muito com a argumentação de que um ator ou atriz deve ser sempre capaz de desempenhar bem qualquer papel, independentemente do seu background e da sua realidade pessoal. O que é verdade, claro. Mas é também assente numa base de idealismo que não existe no mundo artístico e comercial.

Quantas vezes não vemos atores heterossexuais desempenhar (com variados graus de sucesso) homens homossexuais e mesmo mulheres trans? Porque têm essa oportunidade. Mas o contrário já não é verdade. De todo. Por isso é que a representação é tão importante no momento crucial de revolução cultural em que estamos. Dá oportunidade das pessoas que foram feitas invisíveis toda a sua vida de contarem as suas próprias histórias.

E essa oportunidade não podia ser mais verdadeira quando falamos de Ryan O’Connell, escritor de colunas online e de séries como Awkward e Will & Grace. Agora apresenta a sua semi-auto-biográfica série da Netflix, Special, que promete mudar o panorama e colocar a discussão na mesa. Ryan é gay e tem paralisia cerebral. Começa um novo emprego e decide de sair de casa da mãe, uma incrível Jessica Hecht, que sempre o protegeu do mundo e agora deixa-o finalmente ganhar asas para voar. E se magoar. Para crescer.

Special é uma maravilhosa série de comédia que se vê de uma assentada, até porque são apenas 8 episódios de 15 minutos cada, o único ponto fraco da série: queríamos mesmo passar mais tempo com Ryan e as restantes personagens, todas igualmente ricas e representativas das pessoas que conhecemos mas não vemos na televisão. O’Connell é claro o cerne e coração de Special, que confessou que teve de fazer dois coming out e combater duas fobias: homofobia e, talvez mais forte ainda, fobia de pessoas com deficiência.

E nos 120 minutos da série explora essas batalhas e muitas outras de forma leve e cómica mas não menos pertinente ou acutilante. E ao mostrar essa luta chama-nos para esse espaço em que todos e todas nos podemos identificar. E essa partilha torna-se universal. Esperamos ansiosamente pela segunda temporada. Com mais episódios e maior duração Netflix, por favor.


Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department Dar Voz a esQrever: Notícias, Cultura e Opinião LGBTI 🎙🏳️‍🌈

O CENTÉSIMO NONAGÉSIMO SÉTIMO episódio do Podcast Dar Voz A esQrever 🎙️🏳️‍🌈 é apresentado por nós, Pedro Carreira e Nuno Miguel Gonçalves. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril, com todo o contexto atual triste e da transgressão da comunidade LGBTI e também da arte, nomeadamente das peças de teatro Quis Saber Quem Sou de Pedro Penhim, em cena por todo o país, e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues, agora em livro. No Dar Voz A… como não podia deixar de ser, temos… Taylor Swift e o seu novo e antológico The Tortured Poets Department. Ah, e não podiamos deixar de congratular Nymphia Wind, the next drag superstar!!! Artigos mencionados no episódio: 25 de Abril, o ponto de partida para o Orgulho LGBTI O 25 de Abril Também Passou Por Nós (e nós por ele) Nymphia Wind elogiada pela Presidente de Taiwan na vitória em RuPaul’s Drag Race Sasha Colby, vencedora de RuPaul’s Drag Race: “Sou uma mulher trans e uma drag queen. Sou a personificação do que querem erradicar” AbriLés 2024: Celebrar a Visibilidade Lésbica em Portugal EMIS24: Se és homem, mulher trans ou pessoa não binária que se sente sexualmente atraída por homens, este inquérito é para ti! CRONOLOGIA LGBTI DO 25 DE ABRIL 1974: 25 de Abril 1982: Homossexualidade descriminalizada 1999: Homossexuais e bissexuais podem servir abertamente nas Forças Armadas 2004: A orientação sexual é incluída na Constituição Portuguesa no artigo 13º – Princípio da Igualdade 2010: O Casamento é estendido a casais de pessoas do mesmo sexo 2015: Parlamento aprova adoção e apadrinhamento civil de crianças por casais do mesmo sexo 2018: Lei da autodeterminação de género 2021: Fim da discriminação na dádiva de sangue 2023: Criminalização das “terapias de conversão” INQUÉRITO EMIS2024: https://maastrichtuniversity.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_00TU5rrPxK3dzoO Jingle por Hélder Baptista 🎧 Este Podcast faz parte do movimento ⁠#LGBTPodcasters⁠ 🏳️‍🌈 Para participarem e enviar perguntas que queiram ver respondidas no podcast contactem-nos via Twitter e Instagram (@esqrever) e para o e-mail geral@esqrever.com. E nudes já agora, prometemos responder a essas com prioridade máxima. Podem deixar-nos mensagens de voz utilizando o seguinte link, aproveitem para nos fazer questões, contar-nos experiências e histórias de embalar: ⁠https://anchor.fm/esqrever/message⁠ 🗣 – Até já unicórnios #25deAbril #25deAbrilSempre #NymphiaWind #DragRace #TaylorSwift #TTPD — Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/esqrever/message
  1. Ep.197 – 25 de Abril SEMPRE! no teatro & The Tortured Poets Department
  2. Ep.196 – famílias & Famílias, Sasha Velour & The Big Reveal
  3. Ep.195 – Raffaella Carrà, Orville Peck e Drag Race

O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer