Portugal: Casamento Entre Pessoas Do Mesmo Sexo Aumentou 16% Em 2018

O Instituto Nacional de Estatística divulgou os números de casamentos realizados em Portugal em 2018. Dos casamentos celebrados, 34.030 realizaram-se entre pessoas de sexo oposto e 607 entre pessoas do mesmo sexo (uma subida face aos 523 celebrados em 2017).

Destes a tendência volta a repetir-se com os homens a casarem-se em maior número: 342 casamentos entre homens e 265 casamentos entre mulheres, uma subida perante os números de 2017, 282 e 241, respectivamente.

Tal como em anos passados, os casamentos viram um aumento dos registos de 3% globalmente, ou seja, mais uma vez, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo têm visto uma aceleração maior que aqueles celebrados entre pessoas de sexo diferente.

Os casamentos católicos continuam em tragetória negativa, contando agora apenas para 32,5% de todos os casamentos em Portugal no ano de 2018.

Serão várias as condicionantes que influenciam a vontade e a realização de casamentos entre pessoas, mas esta aceleração dos números das celebrações dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo é realmente significativa e deixa adivinhar uma melhoria das condições sociais e uma noção mais forte de que estas novas famílias são parte integrante de toda a sociedade. Portanto, uma boa notícia para todos e todas nós.

 

Fonte: Público.


One comment

Deixa uma resposta