Festival Política encerra terceira edição em Évora: eis os destaques LGBTI

O Festival Política regressou este ano para a sua terceira edição e entre várias novidades está a realização do mesmo em várias cidades. Depois de Lisboa e Braga, Évora irá assim receber a partir do dia 30 de maio o fecho do festival no Teatro Garcia Resende. Entre a diversa programação, damos destaque ao concerto dos Fado Bicha na sexta-feira, dia 31; e a Sessão LGBTI no dia 1 de junho. Não percam a informação completa dos nossos destaques:

31 de maio, 22h30

Fotografia de Carla Rosado retirada do Facebook do Fado Bicha.

O Fado Bicha é feito por Lila Fadista na voz e João Caçador na guitarra. Fado Bicha vem da subversão, da experimentação. Constrói-se na rebelião contra os termos, na desconstrução do género e na liberdade de movimentos.

1 de junho, 18h30

I’m Sorry / Islândia, 16’ de Lovisa Lara. Toda a gente pensa que Addy tem uma relação perfeita com a sua namorada Salka. Mas quando Addy testemunha a ajuda de uma amiga a uma vítima de abuso no namoro é que percebe que tem de olhar para os termos da sua própria relação. Eleita melhor curta nos Independent Shorts Awards (EUA) e no Changing Face International Film Festival (Austrália).

Aurora / Portugal, 12’ de Carlota Flor. Aurora é uma jovem artista. Nasceu numa pequena vila do Norte, pertencente a Santa Maria da Feira. Desde cedo se apaixonou pela dança e pela moda. Hoje vive em Lisboa onde persegue o sonho de ter sucesso no mundo da arte performativa. Entre ensaios e espetáculos, luta por mostrar o seu trabalho e quebrar preconceitos com as suas criações. Uma viagem pela sua arte e pela luta que é ser uma artista em transição. Flávio é o seu nome de batismo e Aurora o nome que escolheu para o renascimento.

Queer Lives Matter – How LGBT-Activists Change The World / Alemanha, 30’ de Markus Kowalski. Esta é uma viagem conduzida pelo jornalista Markus Kowalski ao encontro de jovens ativistas à volta do mundo que lutam pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais em nome da igualdade e aceitação. Testemunhos recolhidos na Alemanha, Grécia, Turquia, Marrocos, África do Sul e Índia. Eleito Melhor Filme LGBT do Festival de Cinema Independente de Berlim 2019.

Vejam toda a programação no site do Festival Política.

Bom festival!


Deixa uma resposta